Neste último ano, 2020/2021, passei muitos meses a viver no Algarve. E porque sei que é, por vezes, difícil escolher onde ficar alojada na região algarvia, deixo-vos uma lista de 11 locais onde ficar alojada. Foram seis meses passados em diversos alojamentos, de variadas tipologias: desde o turismo rural a hotéis de cinco estrelas, de guesthouses a pousadas, de hostels a ecohouses, de moradias com piscina privada a apartamentos… vocês escolhem e, eu deixo-vos as sugestões aqui abaixo. Boas viagens!
Por, Susana Ribeiro*
OLHÃO
1 – Em Olhão, passei quase um mês e meio nesta pitoresca casa, que fica situada no centro histórico de Olhão. A Maison Citron, que está totalmente equipada, está a dois passos das lojas de comércio, dos restaurantes e da avenida principal. Esta casa de interesse patrimonial, com um terraço onde pode fazer um churrasco, fica também a cerca de 100 metros do mar (do serviço de ferry, que nos leva às ilhas da Ria Formosa) e dos mercados.
2 – No concelho de Olhão (a cerca de 4km do centro da cidade), está também a Cochichos Farm Rural Guesthouse, em Quelfes. Num ambiente rural, muito sossegado, são várias as casinhas, típicas, e totalmente equipadas.
Todas as casas têm nomes de frutos típica da região:
– Casa da Nespera : estúdio para 2-4 pessoas
– Casa da Alfarroba : apartamento com 2 quartos duplos para 5-7 pessoas. Este apartamento faz parte de uma casa grande, com a Casa do Figo no rés-do-chão.
– Casa do Figo : apartamento com 2 quartos duplos para 4-6 pessoas e que faz parte da mesma casa – tem a Casa da Alfarroba no primeiro andar.
– Casa da Oliveira : duplex com 1 quarto duplo para 2 – 4 pessoas
– Casa da Amendoa : duplex menor com 1 quarto duplo para 2 – 4 pessoas
3 – Casa no Vale do Lobo Resort: fiquei aqui a morar durante uma semana. O Vale do Lobo é o maior Resort Turístico de Luxo de Golfe e Praia, no Algarve, no concelho de Loulé, com alojamento para férias, campos de golfe e de ténis, comércio e serviços e casas e moradias. É um local muito sossegado, com tudo muito próximo e tem como se deslocar gratuitamente dentro do enorme resort. A praia fica a 5 minutos de carro!
VILAMOURA
4 – Hilton Vilamoura: este hotel já foi distinguido com variados prémios internacionais, tanto pela excelência dos seus serviços, como pelos seus espaços, pela sua gastronomia e pelas experiências que proporciona os hóspedes. Perto de uma das maiores marinas da Europa, em Vilamoura, o Hilton está rodeado por 200 hectares de porque natural e é aqui que está um dos maiores e melhores Spa de Portugal: o 7 Seven Spa. O golfe é naturalmente uma das atividades sugeridas – aliás, aqui ao lado estão os melhores campos de golfe do Algarve.
5 – Em Carvoeiro, mais precisamente em Sesmarias, o Vale da Lapa Village Resort tem casas com piscinas privadas. Um verdadeiro luxo, numa casa muito moderna, equipada com tudo o que precisa para se sentir em casa. As refeições podem ser servidas na casa, ou no restaurante, sendo que o pequeno-almoço está incluído e é muito variado. Tem piscina interior, para usufruto dos hóspedes de todo o aldeamento, e um ginásio e spa, onde pode marcar massagens.
ALBUFEIRA
6 – Só para adultos! Em Albufeira, o Aqua Pedra dos Bicos Design Bech Hotel fica muito próximo da praia, o que é ótimo para quem não prescinde em pôr os pés na areia e no mar. Além disso, tem uma piscina exterior, um spa, bar e restaurante, com comida muito boa. Esta hotel distingue-se por ser só para adultos.
MONCHIQUE
7 – Se está à procura de um alojamento para relaxar… e desfrutar de águas medicinais, fique a conhecer a Villa Termal de Caldas de Monchique. Além das piscinas, o spa termal é onde vai ganhar anos de vida. Aliás, as águas têm propriedades curativas, que já são afamadas desde o tempo dos romanos. São quatro os alojamentos/hotéis que fazem parte desta Villa Termal, em edifícios do século XIX recuperados e modernizados. E aproveite para conhecer Monchique.
CASTRO MARIM
8 – Em Castro Marim, a Companhia das Culturas, Ecodesign & Spa Hotel é um dos mais inovadores alojamentos do Algarve e que está situado numa área bastante rural desta região. Existem duas características que são de destacar: tem provavelmente o único hammam do Algarve e não existem televisões. A Companhia das Culturas traz um elã de ecodesign, sustentabilidade e orgânico – que também se vê, e prova, nos pequenos-almoços deliciosos.
9 – Em Monte Gordo, o Hotel The Prime Energize foi um dos hotéis onde mais gostei de ficar. Além de estar perto de uma das minhas praias preferidas do Algarve, o The Prime Energize proporciona muitas experiências aos hóspedes e fui passar uma manhã nas salinas de Castro Marim. Além disso, tem dois restaurantes ótimos, um dentro do hotel e outro na praia – ambos a não perder.
10 – POUSADAS
Em Sagres, fiquei um fim de semana na Pousada de Sagres, que tem uma vista de cortar a respiração e um pôr do sol inesquecível. E em Estoi estive, também num fim de semana, na belíssima Pousada Palácio, na belíssima vila de Estoi… que é de facto um local que merece uma estadia. O edifício do século XIX foi alvo de uma reestruturação e é tido como um dos poucos exemplos do estilo rococó nesta região. O luxuoso alojamento vale também pelo seu restaurante e pela tranquilidade que a envolvente rural e o barrocal algarvios lhe imprimem.
LOULÉ
11 – Em Loulé, fiquei alojada durante mais de uma semana na Loulé Coreto Guesthouse . O nome vem do coreto, que está mesmo em frente, onde uma banda permanente: as estátuas de pedra estão sempre lá, quer faça chuva ou sol. Com uma localização bem central, a cerca de 300 metros do mercado de Loulé, a Guesthouse tem diversos quartos com casa de banho privada e o pequeno-almoço está incluído (é ótimo). É o local perfeito e tem tudo a poucos passos.
Depois destas 11 sugestões de alojamentos no Algarve. Fiquem a conhecer ainda mais outras, aqui. Podem também deixar as vossas sugestões nos comentários.
*Quem escreveu este texto? Susana Ribeiro Licenciada em Jornalismo, desde 1998, trabalhou em jornais, rádios, revistas e produção de televisão; marketing digital, produção de conteúdos, redes sociais, etc; de todas essas etiquetas, resume-se a: comunicadora, viajante e fundadora de dois projetos online: o site de viagens Viaje Comigo e a comunidade Mulheres em Viagem.