Missão

Qual a nossa Missão? Deixem-me dizer-vos que este website, o Mulheres em Viagem, nasce de um sonho. De um sonho de um mundo melhor, onde as mulheres têm direitos iguais aos dos homens. E apesar de sonhar com este site há muito, digamos que ele é um “filho da pandemia”. É verdade!

Depois de protelar esta ideia – pelo menos há dois anos que falo nela – chegou um momento em que o Viaje Comigo – o meu primeiro site-filho – precisava de um refresh. Mas, mais do que isso, precisava de um “braço novo”, dirigido somente ao público feminino, que tanto me procura para as viagens em grupo. E que também me procura, agora, nos workshops que lancei. Mas, a dimensão do Feminino ia mais além de viagens, pelo menos para mim.

Diz-me uma coisa, car@ leitor@: quando procuras informação sobre algo sobre o Universo Feminino, quantas páginas tens de percorrer até chegares ao que precisas?

Quando quero procurar informação sobre o meu corpo, sobre processos de autoconhecimento, sobre nutrição… tenho de navegar entre muitos websites e perceber se aquela informação está correta, se é verdadeira…

Então, porque não criar um site onde podemos encontrar tudo o que gira em torno do Universo Feminino? Ou seja… basicamente é tudo! E as viagens estão, claro, incluídas! Seja uma viagem em Portugal noutro ponto do planeta, ou… porque não, uma viagem ao nosso Eu, ao nosso interior?

Como poderia eu falar só de viagens quando eu própria tenho uma multiplicidade de áreas que me interesso? Se gostamos de tanta coisa, ela tem de estar aqui espelhada! Somos tod@s feitas de várias camadas! E espero que elas venham todas a ter o seu espaço aqui!

Assim, a base deste novo site são entrevistas, todas a mulheres, com as “Conversas do Confinamento“. E o que são? Perante um novo confinamento geral, em Portugal, iniciado a 15 de janeiro de 2021, decidi começar uma série de entrevistas, de forma a dar a conhecer o trabalho de muitas mulheres, em várias áreas, mas sobretudo no trabalho em prol do outro, na saúde, sexualidade, no desenvolvimento pessoal, no auto-conhecimento e nas viagens, claro!
Entrevistas que trouxessem conhecimento e inspiração durante todo o confinamento.

Essas entrevistas foram o primeiro passo para criar o site Mulheres em Viagem, que é um site-irmão do Viaje Comigo. E porquê “Mulheres em Viagem”? Porque a vida é uma viagem!

Junta-te a nós: assina a newsletter para fazeres parte desta Comunidade!

Objetivos:

  • Uma comunidade de e para mulheres.
  • Mesmo com o final previsto do confinamento, as conversas com mulheres irão continuar, sempre com a perspetiva de dar a conhecer o trabalho delas, em diversas vertentes.
  • Todas as semanas será criada uma newsletter com as notícias mais relevantes e novidades do Universo Feminino.
  • Mas o mais ambicioso projeto, lançado a par deste website, é criar a primeira agência de viagens totalmente dedicada a Mulheres.
  • Cada vez mais termos presente o trabalho de tantas mulheres na sociedade. Principalmente aquelas que trabalham em prol do outro, que elevam outras mulheres; que as ajudam a empoderar.
  • Projeto Jornalístico: o querer saber mais sobre diversas áreas e trazer esse conhecimento para o domínio público.

E assim nasce um novo projeto… daí a borboleta e a lua no logotipo: um animal que caracteriza tanto a mudança como a evolução; e a lua que é feita de ciclos… como nós, mulheres. Uma mudança para algo muito belo e para “voarmos” juntas! Sejam bem-vind@as!

MAS, AFINAL, QUEM ESTÁ POR DETRÁS DO MULHERES EM VIAGEM?

Além de todas as outras que participaram, participam e participarão no projeto, escrevendo, ou dando sugestões, ou entrevistas… são elas que estão por detrás de todo o conteúdo publicado:

*Susana Ribeiro

Mentora, idealizadora, co-fundadora, etc. deste Mulheres em Viagem e Diretora e fundadora do site www.viajecomigo.com. Nascida em 1976, sou jornalista há mais de 20 anos e passei por vári@s publicações e meios de comunicação: O Comércio do Porto, Jornal de Notícias, Evasões, Time Out Porto, Notícias Magazine, Sábado, Volta do Mundo, guia American Express da cidade do Porto e ajudou a lançar o projeto do Sapo Viagens.

Passei também por rádios e colaborei em programas de televisão, como o What’s Up – Olhar a Moda. Desde 2015, dedico-me a tempo inteiro, ao meu próprio site de viagens, Viaje Comigo, que lancei em 2013 – nomeado para diversos prémios, tendo ganho Melhor Blog de Viagens na BTL 2015 e 2017.

Atualmente, sou tour líder, acompanhando grupos para diversos destinos; escrevo para a revista Portuguese Soul e dou formação de escrita para blogues em diversos workshops. Obtive, em 2020, a certificação de Formação de Formadores no Cenjor/IEFP.

**Rafaela Santiago

Nascida em 1988. Licenciei-me em Línguas e Relações Internacionais – após uma breve passagem pelo mundo da Psicologia – seguindo-se a óbvia carreira deste curso “o que é que eu faço agora com isto?”. Nas várias áreas, pelas quais passei, a Comunicação foi sempre o denominador comum. Fosse como colaboradora no Viaje Comigo, como DJ ou mesmo no mundo do futebol, estabelecer pontes e explorar mundos novos foi sempre o objetivo.

Neste momento, dou aulas de Inglês e faço traduções. E é com grande orgulho e motivação que me junto à Susana, ambas como fundadoras, para lançarmos este projeto “Mulheres em Viagem”, com outras tantas mulheres ao nosso lado. Sejam tod@s muito bem-vind@s!