O Novo Mundo da Inês: Mais tolerância, por favor!, de Sara de Almeida Leite

O Novo Mundo da Inês -Mais tolerância, por favor - Sara de Almeida Leite - Porto Editora

Já é a segunda coleção de “O Mundo da Inês”. Com o crescimento da protagonista a autora, Sara de Almeida Leite*, criou o “O Novo Mundo da Inês”. É uma segunda temporada desta coleção infantojuvenil, publicada pela Porto Editora, que aborda temas com especial relevância na atualidade como o preconceito, a homofobia, a xenofobia, relacionamentos tóxicos e a violência no namoro.

A nova temporada, “O Novo Mundo da Inês” mantém-se fiel a todas as aventuras que a nossa protagonista e o seu grupo de amigos viveram nos 12 livros da primeira temporada da coleção. As personagens (do dia a dia do colégio do Roseiral) cresceram e, com isso, surge uma nova imagem gráfica, “mais próxima dos gostos dos jovens leitores”, explica a editora.

O Novo Mundo da Inês -Mais tolerância, por favor! - Sara de Almeida Leite - Porto Editora
O Novo Mundo da Inês -Mais tolerância, por favor! – Sara de Almeida Leite – Porto Editora

O MulheresEmViagem.pt falou com a autora, Sara de Almeida Leite sobre esta segunda coleção que foca temas complexos e bastantes atuais da sociedade.

“É quase inevitável existir um pendor didático nos textos: os autores que escrevem para um público infantojuvenil têm (quase) sempre tendência para transmitir ensinamentos e valores que consideram relevantes, raramente visam apenas entreter ou divertir”, sublinha a escritora.

MulheresEmViagem.pt – Quando começou a escrever para o público infantojuvenil?

Sara de Almeida Leite – A coleção “O Mundo da Inês” foi a minha estreia como autora de ficção para crianças e jovens. Mas quando comecei a escrever a história da Inês (que se chamava Catarina), em 2014, estava longe de imaginar que viria a ter mais do que uma leitora: a ideia inicial foi simplesmente a de entreter a minha filha numas férias sem wi-fi!…

Foi ela que, anos depois, sugeriu que eu tentasse publicar o texto. Portanto, só quando a Porto Editora me desafiou a publicar a história como uma série de livros, em 2017, é que tomei consciência de que teria um público que poderia ser vasto.

Quando os dois primeiros volumes saíram, em maio de 2018, tiveram logo bastante sucesso, pelo que foi nesse ano que me assumi como autora de ficção para um público cuja faixa etária percebi estar entre os 8-9 e os 13-14 anos.

O Novo Mundo da Inês -Mais tolerância, por favor! - Sara de Almeida Leite - Porto Editora
O Novo Mundo da Inês -Mais tolerância, por favor! – Sara de Almeida Leite – Porto Editora

MulheresEmViagem.pt – Qual o maior desafio, como adulta, a escrever sobre temas que são mais voltados para essa faixa etária?

Sara de Almeida Leite – Penso que o maior desafio se prende com o facto de a protagonista ser uma personagem que vai crescendo: tinha 12 anos no início da história e agora já vai fazer 15. Isto significa que, mais cedo ou mais tarde, os leitores da faixa etária a que, supostamente, a coleção se destina, deixarão de se identificar com ela e os seus amigos. Por um lado, esse é um risco e, em termos práticos, implica fazer um esforço consciente para que não passe demasiado tempo em cada livro.

Por outro lado, também acarreta outras dificuldades, como saber o que é mais relevante ou significativo em cada idade (embora tenha boa memória das diferentes fases da minha vida, cada vez estou mais longe dessas vivências, à medida que vou envelhecendo) e encontrar formas de escrever sobre as experiências e sentimentos da Inês que sejam adequadas ao público.

O Novo Mundo da Inês -Mais tolerância, por favor! - Sara de Almeida Leite - Porto Editora
O Novo Mundo da Inês -Mais tolerância, por favor! – Sara de Almeida Leite – Porto Editora

MulheresEmViagem.pt – Os temas são muito abrangentes: os relacionamentos em geral; entre pessoas do mesmo sexo; o tema de imigrantes; da guerra (bastante atual); de vidas diferentes das nossas…

– Porque sentiu que estes temas precisavam de fazer parte das suas personagens?

Sara de Almeida Leite – Acho fundamental sermos genuínos, quando escrevemos para publicar. O texto é mais autêntico e convincente e os leitores desfrutam mais da leitura, se for escrito com emoção, se sair realmente do nosso âmago, de forma espontânea, com naturalidade.

Nesse sentido, não forço nada, isto é, não decido – fria e racionalmente – escrever sobre temas “atuais” ou “populares”, com o objetivo de corresponder a expectativas, por motivos comerciais. Só o faço quando esses temas me afetam de forma sentimental.

Fico, aliás, bastante desapontada quando me dizem que cedi a determinada moda temática, precisamente porque escolho os temas de acordo com a minha sensibilidade e as vivências que vou tendo. Claro que acho importante alertar a juventude para certos problemas e promover certos valores, mas isso faz parte da minha maneira de ser: como pessoa, como mãe, como professora e, claro, como escritora.

Nesta última dimensão, creio que é quase inevitável existir um pendor didático nos textos: os autores que escrevem para um público infantojuvenil têm (quase) sempre tendência para transmitir ensinamentos e valores que consideram relevantes, raramente visam apenas entreter ou divertir.

O Novo Mundo da Inês -Mais tolerância, por favor! - Sara de Almeida Leite - Porto Editora
O Novo Mundo da Inês -Mais tolerância, por favor! – Sara de Almeida Leite – Porto Editora

RESUMO:

“O Novo Mundo da Inês – Mais tolerância, por favor!”
Conviver pode ser desafiante, sobretudo quando se intensificam os sentimentos de amizade e amor. Há quem sinta receio de se assumir, quem tenha atitudes preconceituosas, quem se envolva num relacionamento tóxico e quem se esforce por sensibilizar os outros para a injustiça e a falta de compreensão. Inês e os seus amigos veem-se a braços com questões delicadas, tanto dentro como fora do colégio. Mais uma vez, a vontade de fazer uma diferença positiva torna-se uma força imparável.

Título: O Novo Mundo da Inês – Mais tolerância, por favor!
Autor: Sara de Almeida Leite
Ilustração: Joana Mundana
Páginas: 176
PVP: 11,10 €
Porto Editora

*Sara de Almeida Leite

Sara de Almeida Leite é professora no ISEC Lisboa, onde também coordena a pós-graduação Arte de Contar Estórias. Desde 2008 que tem publicado livros e artigos sobre o bom uso da língua e sobre o ensino da literatura. Já ilustrou obras de literatura infantil e trabalhou como tradutora.

É doutorada em Estudos Portugueses, na especialidade de Ensino do Português, e fez toda a sua formação académica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde se estreou como professora em 1995. É autora das coleções infantojuvenis ” O Mundo da Inês ” e ” Os Mega B.A.Y.T.E.S. “, publicadas pela Porto Editora.

Mais entrevistas a escritoras no MulheresEmViagem.pt

Sara de Almeida Leite
Sara de Almeida Leite