O alisamento é o processo de alisar os cabelos, de forma mais duradoura e continuada. Assim, é um procedimento – com base em produtos que contêm componentes químicos – em que o volume do fio dos cabelos é reduzido. O meu conselho é que procure sempre profissionais para o fazer e não o deve fazer muitas vezes, correndo o risco de danificar o cabelo. A intensidade e o método de alisamento também deve ser escolhido de acordo com o tipo de cabelo. Resumindo: consulte uma profissional antes de o fazer!
Objetivos de quem faz o alisamento:
– alisar o cabelo;
– cabelo fica muito mais brilhante;
– demora menos tempo a secar cabelos volumosos;
– após uma breve secagem, o cabelo fica sempre bem: escorrido e pronto rapidamente.
CUIDADOS A TER COM OS CABELOS COM ALISAMENTO
Primeiros cuidados:
– não prender o cabelo mal acaba de fazer o alisamento, para não ficar com marcas.
– Prender só após a primeira lavagem.
– O cabelo pode ser lavado no mesmo dia do alisamento. Não usar água muito quente.
Depois:
– Lavar bem os cabelos e ter água morna e, no final, mais fria.
– Retire bem com o condicionador para não deixar a raiz rapidamente oleosa.
– Para manter durante mais tempo o alisamento é aconselhado (por alguns especialistas) que seque com secador. Pelo menos sempre que possível – em locais muito quentes não vai ter assim tanta vontade o fazer! – e use também o ar frio.
– Água do mar e da piscina devem ser retirados do cabelo quando possível. Não só por causa do alisamento, mas porque tanto o sal como o cloro secam muito os cabelos.
– Hidrate bem as pontas, com óleos ou produtos que “blindam” e não deixam espigar com tanta facilidade. Também ajudam a suportar os componentes químicos e o uso do secador sem que as pontas fiquem tão secas.
– Fazer máscaras com hidratante a cada 15 dias é o mais aconselhado (nalguns casos faça-o semanalmente, se sentir que está mais seco).
– Utilize o champô recomendado pela cabeleireira (depende do alisamento e do tipo de cabelo) – algumas sugerem os produtos sem sal.
– Para uma maior durabilidade do alisamento não convém lavar o cabelo todos os dias.
– Grávidas devem evitar fazer alisamentos, devido aos componentes químicos dos produtos.
Nota: segundo os especialistas todos os alisamentos prejudicam o cabelo. Por isso, tenha em conta o estado do seu cabelo e quem o vai tratar. Também todos têm produtos químicos, que são colocados no cabelo, e já existem estudos que alertam para o facto de isso (e o facto de o fazer muitas vezes) poder aumentar o risco de cancro do útero, por exemplo.