Psicoterapia do coração, por Stephanie Afonso

Nas “Conversas do Confinamento”*, conhecemos a Psicoterapia do Coração da psicóloga Stephanie Lourenço Afonso**, uma verdadeira apaixonada pelo que faz. O que é a psicoterapia do coração? Foi o que eu quis saber e a Stephanie respondeu. Gosta de citar Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.

*O que são as “Conversas do Confinamento”? Perante um novo confinamento geral, em Portugal, iniciado a 15 de janeiro de 2021, decidi começar uma série de entrevistas, de forma a dar a conhecer o trabalho de muitas mulheres, em várias áreas, mas sobretudo no trabalho em prol do outro, na saúde, sexualidade, no desenvolvimento pessoal, no auto-conhecimento e nas viagens, claro!

Entrevistas que trouxessem conhecimento e inspiração, durante todo o confinamento.

Essas entrevistas foram o primeiro passo para criar o site Mulheres em Viagem, que é um site irmão do Viaje Comigo.

Mulheres em Viagem… porque a vida é uma viagem!

E quem sou eu? Sou a Susana Ribeiro, jornalista, comunicadora, viajante e fundadora do site de viagens Viaje Comigo e do Mulheres em Viagem. E a entrevistadora das “Conversas do Confinamento”.

Sejam bem-vind@s ao Mulheres em Viagem.pt – uma Comunidade de e para Mulheres Extraordinárias… como Tu!

https://youtu.be/CP1vhB1Rsjk

**Quem é a Stephanie Lourenço Afonso?

Facebook
Instagram

Sou a Stephanie, um ser íntegro e completo. Humana e verdadeira na essência.
Tenho em mim várias esferas e gostos pelo mundo natural e cultural.
Coloco o amor em tudo o que faço, é esse o estado natural que me move.
Escolhi ser Psicóloga Clínica por paixão.

Sou licenciada em Psicologia desde 2009 e com mestrado em Psicologia Clínica e Psicoterapia desde 2011.
A vontade de exercer Psicologia foi crescendo ao longo do meu percurso, sempre com o intuito de a praticar na sua essência e em verdade para ajudar o outro. Este objetivo fazia com me elevasse e me focasse na evolução do Ser.
Envolvi-me em vários projetos sociais durante todo o meu percurso académico, sempre com um sorriso nos lábios e na alma.

Dinamizei projetos de competências emocionais e sociais com crianças institucionalizadas através de sessões e dinâmicas individuais e de pares.
Dinamizei sessões, em estabelecimentos de ensino, para jovens com o intuito de os ajudar a encontrar as suas potencialidades pessoais/ académicas/profissionais .

Trabalhei em empresas para analisar processos de recrutamento e de seleção de trabalhadores qualificados.
Terminei o mestrado com a concretização de um estudo longitudinal sobre “Inteligência Emocional em Crianças Institucionalizas”, com a validação de uma escala, para a população portuguesa, e com a construção de um programa de competências pessoais “Aprender para Ser” com o objetivo de trabalhar o auto-conceito, a auto-estima, a comunicação assertiva, o “coping” e a inteligência emocional.

Desde 2008 que exerço as minhas funções nas mais variadas vertentes da psicologia, com crianças e jovens em risco bem como adultos.
Prestei apoio psicológico a Vítimas de Violência Doméstica e Descendentes em 2010 e em 2012, comecei a minha jornada na área da deficiência mental.
Desempenhei, também, a função de Psicóloga num Centro de Dia e Estrutura Residencial para idosos, aliada à Coordenação e Direção Técnica dando as respostas sociais respetivas e inerentes ao trabalho exigido.

Colaborei na formação de grupos de interajuda para um crescimento de áreas pessoais e profissionais e ainda fiz uma Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos.
Atualmente, centro-me na Psicoterapia Clínica e Emocional onde abraço crianças, jovens e adultos na área da deficiência intelectual e apoio os familiares nas mais diversas especificidades da saúde mental.
Pratico clínica privada.

Há uns meses criei um projeto – “Psicoterapia do Coração”, em formato digital e publicitado nas redes sociais, com intuito de partilhar todo o meu saber e empoderamento das emoções !
Unindo a mente ao campo magnético do coração, que abraça diversas ferramentas adquiridas ao longo do meu percurso, espelhando abundância de ser e saber.
Sou amante da sabedoria das plantas e de uma alimentação consciente e natural que nos permite amar e manter o bem estar.

Uno a psicologia cognitivo comportamental a outras técnicas. Técnicas essas que são cooperantes do nosso autoconhecimento, para um equilíbrio harmonioso da mente, emoções, corpo e alma. São técnicas integradas e conscientes que diluem as crenças limitadoras e emoções reprimidas para que possamos empoderar e expandir a saúde e a liberdade interna.
Sinto que a Psicologia nunca me foi indiferente pois espelha uma ciência que nos permite conhecer de uma forma genuína. Refletindo sobre esta escolha afirmo que “Eu não escolhi a psicologia mas foi a psicologia que me escolheu a mim.”

Que beleza e fascínio eu sinto nesta dimensão.
Como Carl Jung dizia “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”.
Para mim, ser uma alma humana é sentir com o coração! É sentir que a psicologia é mutável e que está desperta para esta nova era da dimensão do ser, íntegro, completo e único.

Viver o bem me quer tudo quer bem será certamente uma ajuda preciosa para a evolução por isso ajudo pessoas a se permitirem viver bem consigo próprias, amando-se com emoção.

Stephanie Lourenço Afonso
Stephanie Lourenço Afonso