Oceanos em perigo, por Beatriz Vinha

Beatriz Vinha

Nas “Conversas do Confinamento”*, o tema dos oceanos e da biologia marinha foi trazido por Beatriz Vinha**, que alerta para a falta de atenção que temos para os oceanos. Natural de Penafiel, está a tirar o doutoramento na Università del Salento (Itália) e o seu projeto tem como objetivo descrever as comunidades bentônicas do Oceano Profundo do Atlântico Sul. É Vice-Presidente do Ocean Hub Portugal e atua nas áreas de literacia e advocacia do Oceano. É embaixadora do “Global Ocean News” do “The Sirene Project”, um projeto para dar voz a mulheres na conservação do Oceano e recebeu formação pelo Mr. Al Gore como “Climate Reality Leader”.

*O que são as “Conversas do Confinamento”? Perante um novo confinamento geral, em Portugal, iniciado a 15 de janeiro de 2021, decidi começar uma série de entrevistas, de forma a dar a conhecer o trabalho de muitas mulheres, em várias áreas, mas sobretudo no trabalho em prol do outro, na saúde, sexualidade, no desenvolvimento pessoal, no auto-conhecimento e nas viagens, claro!

Entrevistas que trouxessem conhecimento e inspiração durante todo o confinamento.

Essas entrevistas foram o primeiro passo para criar o site Mulheres em Viagem, que é um site irmão do Viaje Comigo.

Mulheres em Viagem… porque a vida é uma viagem!

E quem sou eu? Sou a Susana Ribeiro, jornalista, comunicadora, viajante e fundadora do site de viagens Viaje Comigo e do Mulheres em Viagem. E a entrevistadora das “Conversas do Confinamento”.

Sejam bem-vind@s ao Mulheres em Viagem.pt – uma Comunidade de e para Mulheres Extraordinárias… como Tu!

**Quem é Beatriz Vinha?
Beatriz Vinha fez a licenciatura em Biologia Marinha na Universidade do Algarve e tem um Mestrado internacional em Biodiversidade e Conservação Marinha, um consórcio entre várias universidades como a Universidade Sorbonne (França) e a Universidade de Gent (Bélgica). A sua tese de mestrado ganhou o prémio “2018 EMBC+ Best Thesis Award”. Já trabalhou em projetos científicos relacionados com pesca artesanal, no entanto, a sua área de investigação principal está relacionada com o Oceano Profundo. Trabalhou em centros de investigação como o IFREMER (Toulon, França), IEO (Ilhas Canárias, Espanha) e CCMAR (Faro, Portugal). No último ano trabalhou como coordenadora científica de uma empresa de Whale Watching sustentável em Tenerife, onde desenvolveu um grande interesse por comunicação de ciência. Tem vindo, de forma individual, a organizar actividades relacionadas com conversação e literacia do Oceano, para diferentes públicos dentro da sua comunidade.

Atualmente, é estudante de doutoramento na Università del Salento (Itália) e o seu projeto tem como objetivo descrever as comunidades bentônicas do Oceano Profundo do Atlântico Sul. É Vice-Presidente do Ocean Hub Portugal e atua nas áreas de literacia e advocacia do Oceano. É embaixadora do “Global Ocean News” do “The Sirene Project”, um projeto para dar voz a mulheres na conservação do Oceano e recebeu formação pelo Mr. Al Gore como “Climate Reality Leader”.

Beatriz Vinha
Beatriz Vinha