Inteligência Artificial: há um curso online e gratuito

Inteligência Artificial: Bruna Riboldi, Lénia Mestrinho e Patrícia Xufre

Nas “Conversas do Confinamento”* falei da Inteligência Artificial (IA) com três mulheres** – Bruna Riboldi, Lénia Mestrinho e Patrícia Xufre – que estão bem por dentro do assunto: professoras, diretoras e responsáveis por projetos que exploram as potencialidades da IA em diversas áreas.
Afinal, de que forma nos podemos preparar para aproveitar essas potencialidades e o que faz a AI nos dias de hoje? Existe o curso “Elementos de Inteligência Artificial”, online, gratuito e em Português, que está disponível para poder fazer ao seu ritmo e tempo disponível – através da Nova SBE.

Além disso, falamos sobre o Projeto de Ciência de Dados para prever a Nefropatia Diabética: vencedor da primeira edição do programa Data for Change e foi desenvolvido em parceria com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

A Nefropatia Diabética é uma condição crítica que descreve a perda gradual da função renal, podendo levar a danos irreversíveis nos rins. Segundo o Observatório Nacional da Diabetes, uma em cada três pessoas com diabetes desenvolve a nefropatia.

Adiar ou prevenir esta condição traduz-se numa melhoria da qualidade e prolongamento da esperança média de vida dos pacientes diabéticos, impactando também o orçamento público a nível de saúde, uma vez que ao progredir na doença, os tratamentos ficam mais complexos e dispendiosos, podendo chegar à diálise ou transplante renal. Por se tratar de uma condição que evolui silenciosamente nos estágios iniciais, os primeiros sinais de nefropatia diabética são críticos para prevenir ou retardar a progressão da doença.

Foram utilizados dados transacionais históricos, registados durante as visitas dos pacientes à APDP, os quais permitem fazer uma caracterização sociodemográfica e clínica dos diabéticos. Como resultado, a equipa do DSKC desenvolveu um modelo para prever a probabilidade de desenvolvimento da nefropatia diabética de nível três, num horizonte temporal de três e cinco anos. Para além da probabilidade, a ferramenta também indica o impacto de cada variável analisada sobre o resultado final, permitindo que as equipas médicas atuem proativamente, evitando assim o surgimento ou a progressão da doença. O projeto está em curso e foi iniciado em 2019.

*O que são as “Conversas do Confinamento”? Perante um novo confinamento geral, em Portugal, iniciado a 15 de janeiro de 2021, decidi começar uma série de entrevistas, de forma a dar a conhecer o trabalho de muitas mulheres, em várias áreas, mas sobretudo no trabalho em prol do outro, na saúde, sexualidade, no desenvolvimento pessoal, no auto-conhecimento e nas viagens, claro!

Entrevistas que trouxessem conhecimento e inspiração durante todo o confinamento.

Essas entrevistas foram o primeiro passo para criar o site Mulheres em Viagem, que é um site irmão do Viaje Comigo.

Mulheres em Viagem… porque a vida é uma viagem!

E quem sou eu? Sou a Susana Ribeiro, jornalista, comunicadora, viajante e fundadora do site de viagens Viaje Comigo e do Mulheres em Viagem. E a entrevistadora das “Conversas do Confinamento”.

Sejam bem-vind@s ao Mulheres em Viagem.pt – uma Comunidade de e para Mulheres Extraordinárias… como Tu!

**Quem são as entrevistadas?

Lénia Mestrinho

Lénia Mestrinho é Diretora Executiva do Centro de Conhecimento em Ciência de Dados da Nova SBE, onde também leciona o curso de “Project Scoping”, do Mestrado em Business Analytics, e é Academic Adviser em Consulting Labs (M.Sc.) e Business Projects (CEMS-MIM). Além disso, é Membro da Direção da APAC Portugal, uma organização sem fins lucrativos que pretende garantir a reinserção digna de todas as pessoas que estão ou já estiveram em reclusão.

Em 2019, foi Coordenadora Global da Fundação Data Science for Social Good. Apoiou o desenvolvimento estratégico da Fundação e a organização das Summer Fellowships 2019, em parceria com a Imperial Business School, a Universidade de Warwick e The Alan Turing Institute, no Reino Unido. Em 2018, integrou a iniciativa Data Science for Social Good Europe 2018, patrocinada pela Nova SBE e pela Universidade de Chicago, como Gestora de Ciência de Dados.

Anteriormente, lançou o movimento B Corp em Portugal e na África Lusófona, enquanto colaborava com o IES – Social Business School; avaliou investimentos e apoiou o desenvolvimento de negócios sociais, no Yunus Social Business (Albânia); assessorou o Ministro da Economia na gestão do Programa de Ajustamento entre o Governo Português e a Troika, no Ministério da Economia e Emprego português; e foi Consultora Sénior de Estratégia e Operações, na Deloitte Consultores, em Portugal.
A sua experiência inclui projetos e clientes nos setores público, privado e sem fins lucrativos, em diversos países, incluindo Espanha, Reino Unido, Albânia, Croácia, México, EUA, Chile, Angola, Moçambique e Bangladesh. É mestre (M.Sc.) em Gestão pela Católica Lisbon SBE e licenciada (B.Sc.) em Economia pela Nova SBE.

Lénia Mestrinho
Lénia Mestrinho

Patrícia Xufre

Patrícia Xufre é membro do Centro de Conhecimento em Ciência de Dados (DSKC) e Professora Associada da NOVA School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa na área de Métodos Quantitativos e Ciência de Dados. Tem lecionado uma grande diversidade de temas nas Licenciaturas, Mestrados e Formação de Executivos e orientado diversos trabalhos na área de Machine Learning. Além de actividades docentes é atualmente Supervisora de Garantia de Qualidade Académica.

Licenciou-se em Estatística e Investigação Operacional na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde também fez o Mestrado e o Doutoramento em Investigação Operacional, onde se especializou em Análise de Sistemas (na área de neurocomputação). Participou como Consultora em diversos projetos do Eurostat nas áreas de amostragem e metodologia. Colaborou também com a ONU no desenvolvimento da estrutura pedagógica de cursos sobre Economia da Informação.

Patrícia Xufre
Patrícia Xufre

Bruna Riboldi

Bruna Riboldi é gestora de projetos no Centro de Conhecimento em Ciência de Dados da Nova SBE. Além de gerir o relacionamento com clientes e parceiros, lidera a equipa de cientistas de dados durante todas as fases dos projetos desenvolvidos no DSKC, como recolha e análise de dados, treino, testes e avaliação de modelos de Machine Learning, piloto, implementação e comunicação dos resultados.

Tem experiência em gestão de projetos de comunicação digital (gestão editorial e coordenação de equipes em grandes grupos de media de notícias e organizações independentes / sem fins lucrativos) e experiência com diversas indústrias nos países de língua oficial portuguesa e Europa (gestão de projetos internacionais financiados pela Comissão Europeia e PT2020), com foco em projetos de impacto social e democratização do acesso a recursos e informações (Gestão de Projetos para ONGs brasileiras e portuguesas e Iniciativa para a Equidade Social). Vídeo sobre o Projeto de Ciência de Dados para prever a Nefropatia Diabética

Bruna Riboldi
Bruna Riboldi