Amor para Além da Lua: quando a gravidez não tem um final feliz

Renata Silva e Cláudia Catano - Amor Para Alem da Lua

Nas “Conversas do Confinamento”*, fiquei a conhecer o projeto Amor para Além da Lua, criado por Renata Silva e Cláudia Caetano. Ambas tiveram gravidezes sem um final feliz e, porque o viveram, perceberam que ainda é um tema do qual se evita falar. Decidiram criar um espaço com informação e sobretudo que sirva de apoio a quem perde um filho, ainda na barriga. O meu maior agradecimento a terem partilhado comigo as suas histórias e que sirvam de apoio a quem passa pelo mesmo.

*O que são as “Conversas do Confinamento”? Perante um novo confinamento geral, em Portugal, iniciado a 15 de janeiro de 2021, decidi começar uma série de entrevistas, de forma a dar a conhecer o trabalho de muitas mulheres, em várias áreas, mas sobretudo no trabalho em prol do outro, na saúde, sexualidade, no desenvolvimento pessoal, no auto-conhecimento e nas viagens, claro!

Entrevistas que trouxessem conhecimento e inspiração durante todo o confinamento.

Essas entrevistas foram o primeiro passo para criar o site Mulheres em Viagem, que é um site irmão do Viaje Comigo.

Mulheres em Viagem… porque a vida é uma viagem!

E quem sou eu? Sou a Susana Ribeiro, jornalista, comunicadora, viajante e fundadora do site de viagens Viaje Comigo e do Mulheres em Viagem. E a entrevistadora das “Conversas do Confinamento”.

Sejam bem-vind@s ao Mulheres em Viagem.pt – uma Comunidade de e para Mulheres Extraordinárias… como Tu!

**QUEM ESTÁ À FRENTE DO AMOR PARA ALÉM DA LUA?

@amorparaalemdalua (FB e Instagram)

Renata Silva
Tenho 32 anos e muita vontade de aprender, ajudar, trabalhar e comunicar. A comunicação foi sempre uma constante na minha vida. Desde pequenas entrevistas na rua, a quem passava, tinha eu menos de 10 anos, ao meu percurso na licenciatura em Ciências de Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Hoje trabalho na Faculdade de Ciências, da mesma universidade, e gosto muito do que faço, estando a trabalhar na área da comunicação. Depois de uma perda gestacional e ver tanto silêncio (durante muito tempo o meu) em volta deste tema, juntei-me à Claudia Caetano numa homenagem ao meu e a tantos outros bebés com a criação da página Amor para Além da Lua.

No Amor para Além da Lua, alio também o gosto pela comunicação e pelos conteúdos, à vontade de ajudar e de querer fazer chegar bem longe uma mensagem para todas as pessoas cuja gravidez não teve um final feliz – Não estão sozinhas!

Cláudia Caetano
Há 10 anos mudei-me para Londres, para esta minha grande aventura. Sempre estudei e trabalhei na área do Turismo e continuei o meu percurso aqui, onde agora estou a gerir a parte de Hospitalidade de uma companhia na área de Educação, Filantropia e Saúde.

Com o meu namorado, tomamos a decisão de ser pais em 2019. Para nossa surpresa engravidamos rapidamente e estávamos a ter uma gravidez muito positiva e relaxada. Infelizmente, às 25 semanas, numa consulta de rotina, ouvi as palavras que nenhum pai quer ouvir “não há batimento cardíaco”.

Na data prevista de nascimento da bebé, através de uma partilha no Facebook, reconectei com a Renata, e juntas criamos o Amor para além da Lua. Um espaço de informação, divulgação e partilha, que, apesar de pequenino, esperamos que um dia chegue aquela família que acabou de receber as terríveis notícias e que saiba que o luto, tal como o amor, é para sempre.

Amor para além da Lua
Amor para além da Lua