Nas “Conversas do Confinamento”*, falei online com quatro mulheres viajantes**. Três estavam no Brasil, uma em Hong Kong e outra (eu) na Europa. Sim, também faço parte das mulheres viajantes e esta foi uma conversa onde todas demos dicas de viagem e contámos peripécias (e perrengues) que já passámos ou já ouvimos falar!
*O que são as “Conversas do Confinamento”? Perante um novo confinamento geral, em Portugal, iniciado a 15 de janeiro de 2021, decidi começar uma série de entrevistas, de forma a dar a conhecer o trabalho de muitas mulheres, em várias áreas, mas sobretudo no trabalho em prol do outro, na saúde, sexualidade, no desenvolvimento pessoal, no auto-conhecimento e nas viagens, claro!
Entrevistas que trouxessem conhecimento e inspiração durante todo o confinamento.
Essas entrevistas foram o primeiro passo para criar o site Mulheres em Viagem, que é um site irmão do Viaje Comigo.
Mulheres em Viagem… porque a vida é uma viagem!
E quem sou eu? Sou a Susana Ribeiro, jornalista, comunicadora, viajante e fundadora do site de viagens Viaje Comigo e do Mulheres em Viagem. E a entrevistadora das “Conversas do Confinamento”.
Sejam bem-vind@s ao Mulheres em Viagem.pt – uma Comunidade de e para Mulheres Extraordinárias… como Tu!
**QUEM SÃO AS MULHERES VIAJANTES?
Paula Augot
A Paula já foi entrevistada noutra das Conversas do Confinamento, onde falamos sobre morar em Hong Kong, a pandemia, mulheres em viagem, etc.
“Me chamo Paula Augot sou baiana de Salvador e morei durante 9 anos Europa. Com 22 anos resolvi fazer intercâmbio e ir morar na França por um ano. Um ano se transformou em mais de quatro e de lá pra cá estudei, casei e me mudei para Londres e, agora chamo, Hong Kong de casa. Sou bloguer de viagens em O Mundo da Paula“.

Thais Carneiro
Historiadora e escritora-viajante. Mestranda em História Social pela USP, pós graduada em Fundamentos da Arte e da Cultural pela UNESP e guia de turismo. Criadora do projeto Mulheres Viajantes, empoderamento feminino por meio de viagens, em 2016. Com ele, levou rodas de conversa para sete cidades do Brasil e cinco estados. Impactou 200 pessoas por meio de suas experiências histórico-culturais.
Historiadora e escritora-viajante. Mestranda em História Social pela USP, pós graduada em Fundamentos da Arte e da Cultural pela UNESP e guia de turismo. Criadora do projeto Mulheres Viajantes, empoderamento feminino por meio de viagens, em 2016. Com ele, levou rodas de conversa para sete cidades do Brasil e cinco estados. Impactou 200 pessoas por meio de suas experiências histórico-culturais.

Mariana Bueno
Mariana Bueno é jornalista e escritora, mineira, moradora de Vila Velha (ES), capricorniana, cruzeirense e feminista. No blog “Mariana Viaja” reuniu duas paixões: a escrita e as viagens – fala principalmente sobre viajar sozinha e empoderamento, além de dicas gerais de turismo e estilo de vida. É também autora do livro de crônicas “Eu não quero chegar a lugar algum”, lançado em 2019.

Olivia Garimpando Por Aí
Eu sou Olivia, do blog Olivia Garimpando Por Aí, uma carioca de 55 anos, atualmente morando no extremo sul da Bahia, esperando a vacina chegar para seguir com o meu projeto como nômade digital.
Formada em Comunicação Social e com especialização em Comunicação empresarial, trabalhei quase 20 anos entre os jornais Extra, desde sua criação, e O Globo, no Rio de Janeiro.
Em 2011 criei o blog, inicialmente como um hobby, e em 2015, quando me desliguei do emprego formal, no jornal, entendi que era hora de transformar o blog no meu trabalho.
A pandemia me trouxe uma série de reflexões sobre esse lugar do blogueiro e influenciador, especialmente de viagem, porque temos uma imensa responsabilidade nas mãos, e precisamos sim contribuir com a construção de um turismo, um turista, um viajante mais responsável.
E além da responsabilidade com o turismo, como uma viajante mulher, quero cada vez mais incentivar as mulheres a ganharem o mundo e entenderem que mulheres podem chegar onde elas quiserem e em qualquer idade.
