Filipa e Nuno Cardoso, dois irmãos, criaram o The ASK Game – um jogo incrível para quebrar o gelo e puxar pela proximidade de pessoas que se querem conhecer melhor a si próprias e aos outros – e também criaram o The Ask Journal, que é uma agenda/livro que vai ser escrito por ti! Falamos com os criadores/mentores destes dois projetos e, sobretudo, quisemos saber o que os inspirou a criarem um journal onde escrevemos os nossos pensamentos e não só… está repleto de questões, reflexões e inspirações para um journaling produtivo.
“Queríamos criar um diário que acompanhasse cada passo do teu processo de criar uma vida cheia de propósito e entusiasmo”, referem os irmãos.

MulheresEmViagem.pt (MEV) – Como se inspiraram?
A inspiração começou com um Tupperware: um jantar de família que estava a gerar as mesmas dinâmicas de sempre – conversas superficiais, pequenas tensões e desentendimentos – até a Filipa pegar num tupperware com perguntas impressas em casa, que usava com clientes. Nessa noite ouviram-se histórias nunca antes partilhadas, houve lágrimas, riso, reconciliação. A partir daí, nasceu o The ASK Game, e 2 anos mais tarde o ASK Journal.
A paixão da Filipa e do Nuno pelo desenvolvimento pessoal e auto-aperfeiçoamento, por um estilo de vida consciente, saudável e motivador, pelo design (os dois têm também background nas artes criativas) e pelo marketing – bem como a experiência dos dois nestas áreas – fez com que fosse possível construirem a marca sem necessidade de recorrer a serviços externos. Para isso, juntaram:
* decadas de trabalho da Filipa em saúde integrativa, desenvolvimento pessoal, mind-body connection e regulação emocional;
* a experiência do Nuno em design, comunicação e em marketing de produtos que as pessoas realmente queiram usar;
* e o contexto atual, em que vivemos hiperconectados, mas emocionalmente distantes, vazios.

MulheresEmViagem.pt (MEV) – Qual o objetivo do The ASK Journal?
Filipa e Nuno Cardoso – O ASK Journal é uma viagem de mindfulness e autodescoberta, criado para guiar as pessoas a conhecerem-se e perceberem o que querem atingir.
Ao longo de 13 semanas, através da definição de objetivos para as diferentes áreas-chave da vida, check-ins diários, revisões semanais e uma revisão final para tornar três meses de reflexão em ação, o ASK Journal guia a pessoa a clarificar o que sente, o que precisa e o que realmente quer, ajudando-a a sair do piloto automático do dia-a-dia e a alinhar a vida com o que é verdadeiramente importante para ela.
É um diário para cultivar o autoconhecimento, identificar e regular emoções, e transformar aprendizagens em ações concretas.

MEV – De onde vieram as questões e reflexões?
Filipa e Nuno Cardoso – As perguntas e reflexões nasceram, em primeiro lugar, do trabalho da Filipa enquanto coach. Em conjunto com o Nuno, e com a experiência de ambos em desenvolvimento pessoal e na prática de journaling, bem como com o feedback de centenas de pessoas que usam o ASK Game, e referências da psicologia moderna, foram sendo refinadas ao longo de cada edição do ASK Journal.
Cada pergunta foi pensada para ser acessível, mas com o propósito de ajudar as pessoas a não só descobrir mais sobre si mesmas, como também a tornar esses insights em ações concretas e assim, viverem uma vida que verdadeiramente as motiva e preenche. A própria sequência de perguntas foi cuidadosamente pensada para começar com perguntas e reflexões mais simples e terminar com questões mais profundas.
MEV – A quem é dirigido?
Filipa e Nuno Cardoso – O ASK Journal é para pessoas curiosas, que querem potenciar o melhor de si, que valorizam bem-estar e equilíbrio a todos os níveis, que desejam viver com mais autenticidade e procuram relações mais verdadeiras e preenchedoras — começando pela relação consigo próprias. É para quem quer criar mudanças positivas na sua vida e viver com impacto.
Foi desenhado para:
- Pessoas em transição — quando aquilo que era deixou de fazer sentido e estamos a procurar o que será (mudanças de carreira, redefinições de identidade, recomeços, mudanças de país, separações, maternidade/paternidade, relações que já não nutrem).
- Quem sente que está a viver “em modo automático” e quer voltar a sentir-se presente, viva, motivada e com clareza de direção.
- Quem já está em terapia ou coaching e quer um complemento prático e diário para além das sessões.
- Quem sabe que existe uma vida mais inspiradora e alinhada com a sua essência do que aquela que está a viver agora — e quer fazer esse caminho.
- Pessoas que querem cultivar um ritual diário de pausa, autoconsciência e reflexão, com ou sem experiência de journaling.
- Pessoas sensíveis, intuitivas ou espiritualmente curiosas, que valorizam crescimento interior, propósito e expansão.
- Pessoas de espírito criativo, que pensam o mundo de forma não convencional e querem estruturar a sua visão de vida com mais clareza.

MEV – Sendo a Filipa coach, de profissão, teve maior intervenção nas reflexões do ASK Journal?
Sim. A Filipa foi a principal responsável pelas perguntas e pelas reflexões do ASK Journal. No entanto, toda a estrutura das 13 semanas foi cocriada com o Nuno. Desta colaboração nasceram as áreas de vida e temas principais, assim como a sequência e o tom das perguntas, garantindo uma progressão intencional ao longo das 13 semanas e a forma como cada uma delas apoia a regulação emocional, a clareza interna e a passagem à ação a partir do que é descoberto ao longo do processo.
Todo o trabalho — desde o design do conteúdo, ao packaging, à seleção de materiais e à construção da loja online — foi desenvolvido em conjunto pelos dois irmãos, a equipa ASK.
Preço e locais de venda
O ASK Journal está à venda por 26€ e pode ser encontrado:
* Online em theaskgame.com
* Em grandes superfícies como: Fnac Portugal, Fnac Espanha, El Corte Inglés Porto e Lisboa, e brevemente nas lojas Note
* Em várias concept stores e livrarias independentes, como The Feeting Room, Cru Creative Hub, Poets & Dragons Society, Symbols LX, Mundano, Livraria Tropique, ZumbidoBooks, MBooks, entre outras.
Está disponível em Português, Inglês ou Espanhol, e em várias cores como Matcha, Obsidian, Quartz ou Fire.
Lê mais em MulheresEmViagem.pt

