Teatro e Marionetas de Mandrágora apresenta às escolas o livro “ALMA livre” e o espetáculo “A menina que pintava pássaros”

Teatro e Marionetas de Mandrágora

O Teatro e Marionetas de Mandrágora propõe às escolas de Portugal a apresentação do livro “ALMA livre” acompanhada de uma performance sobre o espetáculo “A menina que pintava pássaros”.
Este é um espetáculo que pondera sobre a liberdade, sempre muito frágil, e lança um olhar sobre as lutas de poder na sociedade, porque a arte é fundamental como ato comum, coletivo, social, de liberdade e de paz.
Numa relação deliciosamente intimista com o público escolar, Clara Ribeiro, diretora artística da Companhia, intérprete no espetáculo e autora do livro, apresenta um jogo metafórico que nos faz refletir sobre os indivíduos, pedra, papel e tesoura.

SINOPSE

Existem pessoas coração-papel, são frágeis e delicadas. Escrevem e deixam escrever no seu coração. As pessoas coração-papel também conseguem envolver a pedra para a aquecer, mas se necessário para a vencer.
Existem pessoas coração-tesoura que podem cortar para criar ou para despedaçar.
Mas ainda que façam essa maldade, não são as mais fortes.
Existem as pessoas coração-pedra, que podem destruir a tesoura. São fortes e lutam pela justiça, têm a capacidade de destruir, mas também de construir.
E tu? O que escolhes ser?

Teatro e Marionetas de Mandrágora
Teatro e Marionetas de Mandrágora

TEATRO E MARIONETAS DE MANDRÁGORA

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata.

“A Companhia foi fundada a 2 de abril de 2002. Na simbiose de uma linguagem simbólica que conjuga o património e o legado tradicional com o pensamento e a dinâmica da sociedade contemporânea, num diálogo nem sempre pacífico surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria”.

O objetivo da companhia é o de “descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza: a de explorar a cultura, a crença e a lenda aliada à urbe, à exploração tecnológica e à velocidade da aldeia global”.

“Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos. Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano”.

CONTACTOS:
+351 914 514 756 Clara Ribeiro
+351 938 438 097 Filipa Mesquita
+351 917 490 643 Hélder David Duarte
Site
www.ei.marionetasmandragora.pt
geral@marionetasmandragora.pt

Mais para ler em MulheresEmViagem.pt

Teatro e Marionetas de Mandrágora
Teatro e Marionetas de Mandrágora