O Mulheres Em Viagem continua as suas entrevistas a mulheres, em diferentes áreas da sociedade e da vida. Desta feita, Susana Rangel Cerdeira** dinamiza o “Somos Espelhos”*: conversas que pretendem sobretudo debruçar-se sobre os caminhos da vida e do desenvolvimento pessoal.
Neste 3º episódio do “Somos Espelhos”, Susana Rangel Cerdeira falou com a Alexandra Pinto. Psicóloga clínica, com especialização em Terapia Assistida por Animais. É também Instrutora de Yoga.
Somos Espelhos. Terapia Assistida por Animais, com Alexandra Pinto
Vídeos e textos por Susana Rangel Cerdeira
A Terapia Assistida por Animais tem-se mostrado muito eficaz no tratamento de vários casos, melhorando as funções físicas, cognitivas, emocionais e relacionais das pessoas. Em Portugal ainda estamos a dar os primeiros passos e a Alexandra Pinto, Psicóloga Clínica certificada em Terapia Assistida por animais, vem partilhar a sua experiência e contar-nos sobre o caminho que a fez chegar até aqui.
Saiba mais no Site e página de Instagram.
O Somos Espelhos é um espaço criado a partir do Projeto Eu Sou, em que vamos conhecer pessoas comuns, que percorreram caminhos incríveis em busca delas próprias. Quase como se tivéssemos sentados à volta da fogueira, a partilhar histórias de vida, a conversar sobre autoconhecimento, espiritualidade, desenvolvimento pessoal, saúde e sobre tudo o que nos move.
Quem é Alexandra Pinto?
Como ela própria nos conta “Desde que me lembro de ser pessoa que a curiosidade acerca da vida e do Ser Humano, bem como o interesse pelo bem-estar sempre estiveram presentes na minha vida. Naturalmente, tornei-me psicóloga e, um pouco depois, Instrutora de Yoga.”.
A Alexandra formou-se como Psicóloga Clínica, no ISPA, e rapidamente percebeu que se queria dedicar principalmente às crianças e adolescentes, acabando por fazer também aconselhamento parental – “para mim foi uma escolha muito natural… Eu quero mudar o mundo de alguma forma e, como para mim sempre me fez sentido a lógica da prevenção, vamos começar aí, na origem”.
Simultaneamente veio o Yoga, que a ajudou a superar um processo de transtorno alimentar. Ao aprofundar-se nas técnicas de Yoga, encontrou formas de introduzi-las nas suas consultas de psicologia, em certos casos específicos, e descobriu que o tratamento era assim potencializado.
Entretanto, a sua paixão e ligação com os animais, começava a ficar cada vez mais latente. Então, a Alexandra encontrou a forma ideal para explorar este caminho e uni-lo à sua experiência na psicologia. Formou-me em Terapia Assistida por Animais.
Mas, no início, teve que desligar as vozes do mundo e concentrar-se apenas no que sentia – “Quando eu soube que queria desenvolver esta terapia, na altura, os comentários foram “ah mas vais gastar dinheiro à toa, ninguém te vai pagar aqui em Portugal”, e lá tive eu que ir buscar o meu saquinho de ferramentas da psicologia e posicionar-me: ok a vossa opinião é importante, mas a minha é mais! Eu vou fazer isto”. E foi a melhor coisa que fez, foi como um “regresso a casa”.
Desde então, a Alexandra tem ajudado várias pessoas, principalmente crianças com autismo, sempre muito bem acompanhada pelas suas pequenas terapeutas de quatro patas.
Veja o vídeo da íntegra e perceba como funciona a Terapia Assistida por Animais. A Alexandra partilha também alguns dos casos de sucesso.
Veja a conversa na íntegra: