O livro “A Imperatriz” é da escritora Gigi Griffis, uma norte-americana radicada em Portugal, que assina romance histórico sobre a icónica rainha Sissi – inspirado na série com o mesmo nome e que está disponível na plataforma da Netflix. A edição é da Porto Editora.
SOBRE O LIVRO
Baseado na série da Netflix, este é um romance histórico sobre Sissi, a lendária imperatriz que continua a inspirar paixões.
Corre o ano de 1853. A princesa Elisabeth “Sissi” da Baviera está muito certa do que quer para o futuro: vai esperar por um amor digno de conto de fadas, daqueles de que falam os poetas, ou ficará sozinha.
O facto de a irmã mais velha, Helene, estar a cumprir à risca o desejo da mãe, preparando-se para casar com o imperador Franz da Áustria, não significa que Sissi também se sujeite a uma existência tão obediente e submissa. Sissi sabe que há mais na vida do que almoços e espartilhos.
Enquanto isso, na Áustria, o imperador está a recuperar de uma tentativa de assassinato. Num esforço para manter a paz, Franz compromete-se novamente com os seus deveres imperiais – e promete cortejar a influenciável Helene da Baviera durante a sua próxima festa de aniversário.
Haverá melhor forma de unir o império do que com o anúncio de uma nova imperatriz? Mas, quando Sissi e Franz se encontram inesperadamente nos jardins do palácio, longe dos olhares indiscretos e da crítica implacável da corte, a ligação que sentem é imediata.
E à medida que as suas conversas ilícitas se transformam em algo mais, começam a perceber que é urgente escolher entre as expectativas das famílias e aquilo em que os dois verdadeiramente acreditam.
Uma história intemporal sobre apaixonarmo-nos e encontrarmos a nossa própria voz.
SOBRE A AUTORA
Gigi Griffis
Escreve ficção histórica inspirada sobretudo em histórias pouco conhecidas e personagens femininas rebeldes.
Vive no Porto com uma cadela de personalidade forte, chamada Luna, e aproveita o tempo livre para caminhar pelos Alpes, andar de bicicleta por pequenas aldeias e degustar o máximo de comida francesa que consegue.
O seu trabalho foi destacado pela WestJet Magazine, Get Lost Magazine, Fodor’s Travel, entre outros, e foi já traduzido para francês, italiano, português e estoniano. “A Imperatriz” é a sua estreia no romance.
A HISTÓRIA
Corre o ano de 1853 e o império austríaco fervilha de tensão. Franz Joseph sente ainda o gume da lâmina fria que quase o matou e recupera da tentativa de assassinato no Palácio Imperial de Hofburg, com a possibilidade de guerra a adensar-se no horizonte. Para manter a frágil paz nos seus domínios, Franz deverá comprometer-se com os seus deveres imperiais e usar o seu aniversário para conhecer Helene da Baviera e anunciar o noivado real.
Helene cumpre à risca o desejo da sua família e anseia pelo dia em que irá conhecer, finalmente, o imperador. A sua irmã, Elisabeth – “Sissi”, como lhe chamam carinhosamente –, sabe que quer esperar por um amor a sério, como os que são imortalizados nos versos dos grandes poetas, e não por um casamento de conveniência política. Não poderia adivinhar que esse desejo está mais perto do que o que pensa e que a sua história de amor e de vida ficaria inscrita na memória coletiva como um exemplo de “conto de fadas”.
CRÍTICAS
“Uma nova visão de uma mulher lendária. … Sissi vai garantidamente ganhar novos fãs”.
Evie Dunmore, autora bestseller do USA Today
“Uma joia de romance com uma tendência feminista muito convincente… um deleite tanto para a cabeça quanto para o coração”.
Vaishnavi Patel, autor bestseller do The New York Times
“Simplesmente delicioso… Gigi Griffis apresenta-nos duas irmãs tão corajosas e tão pouco convencionais que temos vontade de entrar no livro para nos juntarmos a elas, e ainda intrigas palacianas suficientemente interessantes para nos fazerem virar páginas noite dentro”.
Meg Waite Clayton, autora bestseller