Nas “Conversas do Confinamento”*, a Teresa Augusto** veio falar da grande aventura que foi fazer toda a Estrada Nacional 2 a pé. Diz ser a primeira mulher a tê-lo feito e acrescenta que não foi apenas uma caminhada… foi um olhar para dentro e um procurar de respostas, para a vida em geral. Uma caminhada de auto-conhecimento e de desenvolvimento pessoal. Um desafio que colocou a si própria: escrever um livro com as aventuras vividas ao longo de 35 dias a caminhar, na estrada.
*O que são as “Conversas do Confinamento”? Perante um novo confinamento geral, em Portugal, iniciado a 15 de janeiro de 2021, decidi começar uma série de entrevistas, de forma a dar a conhecer o trabalho de muitas mulheres, em várias áreas, mas sobretudo no trabalho em prol do outro, na saúde, sexualidade, no desenvolvimento pessoal, no auto-conhecimento e nas viagens, claro!
Entrevistas que trouxessem conhecimento e inspiração durante todo o confinamento.
Essas entrevistas foram o primeiro passo para criar o site Mulheres em Viagem, que é um site irmão do Viaje Comigo.
Mulheres em Viagem… porque a vida é uma viagem!
E quem sou eu? Sou a Susana Ribeiro, jornalista, comunicadora, viajante e fundadora do site de viagens Viaje Comigo e do Mulheres em Viagem. E a entrevistadora das “Conversas do Confinamento”.
Sejam bem-vind@s ao Mulheres em Viagem – uma Comunidade de e para Mulheres Extraordinárias… como Tu!
**Quem é Teresa Augusto?
Teresa, 32 anos, licenciada em Saúde e mestre em Gestão. Fez carreira no sector da TI até final de 2018 mas a chegada aos 30 foi acompanhada por muitas questões existenciais que a catapultaram para uma jornada de auto-conhecimento.
Em 2019, iniciou a sua formação em cozinha e criou o próprio projecto, chamado T.Table, onde conciliou as suas duas grandes paixões, a gastronomia e as viagens. O T.Table permitiu-lhe “viajar” pelo mundo através dos jantares temáticos que proporcionava aos seus clientes.
No início de 2020 concluiu com sucesso a formação em cozinha e tinha planos para viajar ao longo do ano pelos diferentes continentes de forma a aprender novas formas de cozinhar e absorver outras culturas. Contudo, em Março de 2020 foi declarada a pandemia provocada pelo Covid e os seus planos caíram por terra. Em 2020 a Teresa ficou por Portugal, acabando por ter um dos melhores e mais impactantes anos da sua vida. De entre as muitas aventuras vividas nesse ano destaca-se a caminhada pela N2, que cruza Portugal de Norte a Sul perfazendo um total de 738km.
A Teresa foi a primeira mulher a conquistar este feito. Hoje em dia, podem encontrar a Teresa em Estremoz, a trabalhar no restaurante Larau e a escrever o livro da aventura pela N2, nas suas horas vagas.