Nas “Conversas do Confinamento”* entrevistei a Clari Benatti**, tatuadora. Nasceu no Brasil e, há poucos anos, escolheu Portugal para morar. Abriu o seu espaço, como tatuadora, e é o seu traço fino e a forma como escreve e desenha cada história das suas clientes, que a fazem sobressair no seu meio.
*O que são as “Conversas do Confinamento”? Perante um novo confinamento geral, em Portugal, iniciado a 15 de janeiro de 2021, decidi começar uma série de entrevistas, de forma a dar a conhecer o trabalho de muitas mulheres, em várias áreas, mas sobretudo no trabalho em prol do outro, na saúde, sexualidade, no desenvolvimento pessoal, no auto-conhecimento e nas viagens, claro!
Entrevistas que trouxessem conhecimento e inspiração durante todo o confinamento.
Essas entrevistas foram o primeiro passo para criar o site Mulheres em Viagem, que é um site irmão do Viaje Comigo.
Mulheres em Viagem… porque a vida é uma viagem!
E quem sou eu? Sou a Susana Ribeiro, jornalista, comunicadora, viajante e fundadora do site de viagens Viaje Comigo e do Mulheres em Viagem. E a entrevistadora das “Conversas do Confinamento”.
Sejam bem-vind@s ao Mulheres em Viagem.pt – uma Comunidade de e para Mulheres Extraordinárias… como Tu!
**Quem é Clari Benatti?
Memória, afeto e identidade. Esse é o tripé que harmoniza o trabalho da tatuadora carioca Clari Benatti. A artista de 39 anos transforma experiências de vida e acontecimentos marcantes em tatuagens carregadas de simbolismo e significados. Com um processo criativo 100% autoral e exclusivo para cada cliente, Clari Benatti adotou um estilo mais limpo e suave como
sua marca registrada.
Seus desenhos são a representação artística de momentos difíceis, alegres e marcantes. Cada tatuagem carrega um ou vários significados, dependendo dos
elementos e particularidades presentes na demanda de cada cliente. Todo o talento para o trabalho autoral foi fomentado na infância, quando tinha 11 anos, na escola, já participava de exposições de arte onde já assinava seus próprios desenhos e, a partir de então, começou a desenvolver sua personalidade artística.
Em 2019, teve uma oportunidade e tomou uma grande decisão de fechar seu espaço no Rio de Janeiro, o Atelier Studio BenArtti, onde era sócia e fundadora
para se mudar com a família (marido e filho) para Portugal. Atualmente tatua em um espaço privado e acolhedor na cidade da Póvoa de
Varzim, distrito do Porto. Há quase 2 anos em Portugal a Clari teve que recomeçar e conquistar um novo público já que no Brasil sua carreira já era consolidada, ficou conhecida por utilizar a técnica do fineline com maestria no universo da tattoo ressignificando experiências na pele.
Antes de mergulhar de cabeça na carreira de tatuadora, Clari acumulou uma expertise de 10 anos como designer nas áreas de moda, publicidade e eventos.
Ser tatuadora era um desejo antigo, pois diferente do design gráfico, é uma profissão que a permite imprimir sua identidade artística sem tanta interferência externa. Em contrapartida foi através do design, cuja a interpretação dos briefings era uma prática rotineira, que a tatuadora desenvolveu a sensibilidade e uma capacidade insuperável de traduzir sentimentos e emoções que dão vida as suas tatuagens.