Nas “Conversas do Confinamento”*, entrevistei a deputada Cristina Rodrigues** sobre representatividade feminina na política. A advogada tem levado ao debate parlamentar, entre outros temas, os direitos das mulheres e crianças, a defesa do ambiente e dos animais, a luta pelo reconhecimento e valorização do sector cultural.
*O que são as “Conversas do Confinamento”? Perante um novo confinamento geral, em Portugal, iniciado a 15 de janeiro de 2021, decidi começar uma série de entrevistas, de forma a dar a conhecer o trabalho de muitas mulheres, em várias áreas, mas sobretudo no trabalho em prol do outro, na saúde, sexualidade, no desenvolvimento pessoal, no auto-conhecimento e nas viagens, claro!
Entrevistas que trouxessem conhecimento e inspiração durante todo o confinamento.
Essas entrevistas foram o primeiro passo para criar o site Mulheres em Viagem, que é um site irmão do Viaje Comigo.
Mulheres em Viagem… porque a vida é uma viagem!
E quem sou eu? Sou a Susana Ribeiro, jornalista, comunicadora, viajante e fundadora do site de viagens Viaje Comigo e do Mulheres em Viagem. E a entrevistadora das “Conversas do Confinamento”.
Sejam bem-vind@s ao Mulheres em Viagem – uma Comunidade de e para Mulheres Extraordinárias… como Tu!
**Quem é Cristina Rodrigues?
Cristina Rodrigues é, desde Outubro de 2019, Deputada à Assembleia da República, eleita por Setúbal e membro das comissões parlamentares de Agricultura e Mar e de Cultura e Comunicação. Tem trazido ao debate parlamentar, entre outros temas, os direitos das mulheres e crianças, a defesa do ambiente e dos animais, a luta pelo reconhecimento e valorização do sector cultural.
É advogada – embora tenha suspenso a inscrição na Ordem dos Advogados de forma a exercer o mandato em exclusividade -, e tem um mestrado em Ciências Jurídico-empresariais e duas pós-graduações: uma em Direito Animal e outra em Gestão de Território com especialização em Ambiente e Recursos Naturais.
Foi técnica de apoio à vítima e advogada pro-bono de associações de ativismo animal e de vítimas de violência doméstica.