Nas “Conversas do Confinamento”*, fui falar com a Mellina Reis**, turismóloga, paulistana, deficiente visual – tem degeneração na retina, o que a faz perder a visão progressivamente – e uma apaixonada por viagens. Mas, a perda da visão não a impediu de continuar viajar. Agora, adaptou-se à bengala e ao seu cão-guia, a Hilary, que faz consigo todas as viagens. E criou o blogue 4 Patas pelo Mundo, a contar as aventuras de ambas.
*O que são as “Conversas do Confinamento”? Perante um novo confinamento geral, em Portugal, iniciado a 15 de janeiro de 2021, decidi começar uma série de entrevistas, de forma a dar a conhecer o trabalho de muitas mulheres, em várias áreas, mas sobretudo no trabalho em prol do outro, na saúde, sexualidade, no desenvolvimento pessoal, no auto-conhecimento e nas viagens, claro!
Entrevistas que trouxessem conhecimento e inspiração, durante todo o confinamento.
Essas entrevistas foram o primeiro passo para criar o site Mulheres em Viagem, que é um site irmão do Viaje Comigo.
Mulheres em Viagem… porque a vida é uma viagem!
E quem sou eu? Sou a Susana Ribeiro, jornalista, comunicadora, viajante e fundadora do site de viagens Viaje Comigo e do Mulheres em Viagem. E a entrevistadora das “Conversas do Confinamento”.
Sejam bem-vind@s ao Mulheres em Viagem.pt – uma Comunidade de e para Mulheres Extraordinárias… como Tu!
**Quem é Mellina Reis?
Me chamo Mellina, sou formada em Turismo e Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, me especializei nessa área pois trabalhava com Recursos Humanos. Tenho uma degeneração na retina chamada distrofia de cones e bastonetes, isso fez com que eu perdesse minha visão central (responsável pelo foco) e tenha um pouco melhor a visão periférica, por isso, se não te cumprimentar quando nos encontrarmos por aí é porque não te vi, por mais que engane parecendo que enxergo! Em 2011, minha visão piorou devido ao surgimento da catarata (vem progredindo desde então) e isso fez com que eu precisasse me readaptar com meu novo jeito de enxergar, precisei fazer reabilitação para aprender a usar a bengala e aceitar a essa nova vida, fase difícil mas que já passou!
Em março de 2014 a Hilary, uma labradora preta, chegou em minha vida para ser meus olhos e me mostrar um outro jeito de ver o mundo. Ela me trouxe muito mais autonomia e melhorou minha autoestima. Agora não tenho mais receio de ir a algum lugar novo sozinha, pego as direções básicas e vamos em frente!
Neste blog contarei um pouco sobre minhas aventuras de viagens. Sempre fui apaixonada por viajar (confesso que foi por isso que escolhi o curso de Turismo, depois aprendi que a profissão de turismólogo não é ficar viajando) e não perdi essa paixão quando fui perdendo a visão e desde 2014 Hilary está me acompanhando em minhas andanças por esse mundão. Blogue 4 Patas pelo Mundo.
Saiba mais como a Hilary chegou em minha vida clicando aqui.