Nas “Conversas do Confinamento”*, a designer Paula Leal** veio falar do seu projeto Walkyria. Lenços que trazem o feminismo e a luta pela igualdade impressa nos tecidos. A inspiração? As mulheres extraordinárias que marcaram as nossas vidas e a sociedade, nos últimos séculos da nossa História.
*O que são as “Conversas do Confinamento”? Perante um novo confinamento geral, em Portugal, iniciado a 15 de janeiro de 2021, decidi começar uma série de entrevistas, de forma a dar a conhecer o trabalho de muitas mulheres, em várias áreas, mas sobretudo no trabalho em prol do outro, na saúde, sexualidade, no desenvolvimento pessoal, no auto-conhecimento e nas viagens, claro!
Entrevistas que trouxessem conhecimento e inspiração durante todo o confinamento.
Essas entrevistas foram o primeiro passo para criar o site Mulheres em Viagem, que é um site irmão do Viaje Comigo.
Mulheres em Viagem… porque a vida é uma viagem!
E quem sou eu? Sou a Susana Ribeiro, jornalista, comunicadora, viajante e fundadora do site de viagens Viaje Comigo e do Mulheres em Viagem. E a entrevistadora das “Conversas do Confinamento”.
Sejam bem-vind@s ao Mulheres em Viagem.pt – uma Comunidade de e para Mulheres Extraordinárias… como Tu!
**Quem é Paula Leal?
Paula Leal, 35 anos natural do Porto e está a viver em Madrid desde 2015. Estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e completou os seus estudos académicos com o grau de mestrado em Design da Imagem em 2009.
Actualmente é a Co-fundadora e Directora Criativa da Walkyria, uma nova marca de moda cosmopolita com uma identidade criativa e desenhos únicos inspirados em mulheres extraordinárias.
Antes de criar o seu projecto Walkyria, trabalhou como designer gráfica: no JN (Porto) durante 2008-2012 e num atelier de design no Bahrain em 2012. De 2013-2017 trabalha para a Nans Group Publishing Middle East (Bahrain) onde desempenha o cargo de directora criativa. Durante este período desenvolve dois grandes projectos na criação de duas identidades gráficas para duas publicações (duas revistas mensais): uma na área da moda & lifestyle, Ohlala Magazine, e a outra com interesses na moda/artes/cultura/tecnologia, FACT Magazine. As duas publicações distribuídas no Bahrain, Qatar, Abu Dhabi e Arábia Saudita.
Em 2015 decide dar outro salto vital e volta à Europa (Madrid), mantendo a sua ligação profissional e pessoal ao Bahrain.
Nos finais de 2016 é mãe por primeira vez e apesar da experiência da maternidade ser maravilhosa foi ao mesmo tempo dolorosa… porque foi despedida nos finais de 2017. Tem um choque e apercebe-se de que a sociedade não está preparada para aceitar a conciliação da maternidade com a vida laboral, levando as mulheres a sentirem-se incapacitadas de desempenharem o seu trabalho.
Depois de trabalhar durante nove anos na área do design editorial, a Paula sentiu necessidade de lançar um projecto na área da moda mas com uma preocupação e sensibilização cultural e social muito presente nos nossos dias, a igualdade de género, a defesa dos direitos das mulheres. o empoderamento feminino entre outros.
O principal objectivo é usar a Walkyria e o seu conceito como veículo para promover pensamentos e dar palco/visibilidade a mulheres “anónimas”.
Gosta de desafios: o de ser mulher, mãe de 3 pequenotes e empreendedora e de estar a criar um projecto aliado a uma start-up. Paula está disponível para projectos colaborativos, bem como partilhar e fazer chegar a sua mensagem através da Walkyria cada vez mais longe.