Nas “Conversas do Confinamento”*, entrevistei a primeira Masterchef de Portugal, Lígia Santos**. A paixão pela cozinha é algo que sobressai à primeira vista. Nunca quis ter um restaurante, mas tem uma casa de alojamento rural e adora criar e apresentar as suas ideias gastronómicas em eventos e para clientes especiais.
*O que são as “Conversas do Confinamento”? Perante um novo confinamento geral, em Portugal, iniciado a 15 de janeiro de 2021, decidi começar uma série de entrevistas, de forma a dar a conhecer o trabalho de muitas mulheres, em várias áreas, mas sobretudo no trabalho em prol do outro, na saúde, sexualidade, no desenvolvimento pessoal, no auto-conhecimento e nas viagens, claro!
Entrevistas que trouxessem conhecimento e inspiração, durante todo o confinamento.
Essas entrevistas foram o primeiro passo para criar o site Mulheres em Viagem, que é um site irmão do Viaje Comigo.
Mulheres em Viagem… porque a vida é uma viagem!
E quem sou eu? Sou a Susana Ribeiro, jornalista, comunicadora, viajante e fundadora do site de viagens Viaje Comigo e do Mulheres em Viagem. E a entrevistadora das “Conversas do Confinamento”.
Sejam bem-vind@s ao Mulheres em Viagem.pt – uma Comunidade de e para Mulheres Extraordinárias… como Tu!
**Quem é Lígia Santos?
Primeira Masterchef de Portugal
Engenheira de formação, foi vencedora da 1ª edição do Masterchef Portugal, RTP 2011. Atualmente dedica totalmente a sua atividade profissional à gastronomia e ao turismo.
Abriu o Club masterCOOK em 2011, local onde são realizados workshops de cozinha e teamcookings.
Desenvolve atividades gastronómicas, desde promoção de produtos, showcookings, consultoria/formação restaurantes e eventos personalizados.
Marcou presença semanal nas rubricas de culinária na Praça da Alegria, RTP e “Pau para
toda a colher”, no Grandes Manhãs, do Porto Canal.
Editou dois livros de culinária e contribuiu com receitas suas para livros editados por instituições beneméritas. Fez parte do painel de provadores da Revista Fugas do Jornal Público.
Faz parte de vários concursos e provas como jurada.
Já representou Portugal no Brasil e em Espanha com algumas das suas receitas.
A Formação em cozinha é uma atividade que desenvolve em várias entidades (dentro e fora do concelho) incluindo a Universidade Lusófona onde é professora convidada para lecionar na pós-graduação de Gestão Hoteleira.
É consultora gastronómica em restaurantes a nível nacional.
É imagem de algumas empresas portuguesas com forte ligação à restauração e hotelaria, participando em catálogos, marketing digital, feiras e demonstrações técnicas.
Proprietária das Casas da Li – charming and flavour houses, uma unidade de Turismo Rural de Charme localizada no concelho de Arcos de Valdevez com alojamento e serviço de refeições.