A Catarina Valente, do projeto Tu Alma Veda dá-nos dicas de forma a reduzir o tempo que passamos na cozinha e também para fazermos refeições mais saudáveis. “Passas a vida na despensa a beliscar e entre os fogões?”, pergunta a jornalista e estudiosa de nutrição, sublinhando que “se desejas abandonar os alimentos processados, todos os que fazem mal à saúde, terás que cozinhar mais e preparar as tuas próprias refeições”.
De forma a comer de forma mais saudável e a preparar os ingredientes para não perder horas diárias na cozinha, Catarina diz que a única coisa que precisamos é de um bom planeamento.
Basta “um método estruturado como o meu programa online Batch Cooking, uma ferramenta através da qual aprendes a planificar e a organizar as tuas refeições para comer bem de segunda a sexta-feira” – isto é, quando preparas refeições para levar para o trabalho e as que ficam já pré-preparadas para quando chegar a casa e quiser jantar sem perder tempo… e comer saudável!
Com uns truques simples e um pouco de organização, reduzes o teu tempo na cozinha:
1 – Cozinha a dobrar. Sempre que cozinhar cereais ou leguminosas, faz mais quantidade. Quando preparar um caldo ou uma sopa, prepara mais para que dê para outros dias.
2 – Lava vegetais a dobrar. Quando lavar folhas verdes para uma salada, faz como se fosse para 2, escorre e armazena em sacos com papel de cozinha (assim aguenta vários dias).
3 – Faz muitas tarefas de uma só vez. Quando entras na cozinha, usa todos os recursos ao teu alcance. Ou seja, se vais cozer leguminosas, usa outro bico e coze outro cereal (arroz, por exemplo) ou mete umas batatas doces a assar no forno juntamente com um brownie ou um banana bread (as minhas receitas favoritas do curso on-line Batch Cooking).
4 – Faz um fundo de armário com alimentos como: mix de sementes, granolas, molhos, iogurtes, assim como vegetais previamente macerados como a couve Kale guardada no frigorífico (pronta a usar). Podes reservar uma tarde para preparar várias coisas ao mesmo tempo: bebidas vegetais, nutella vegana, cereais e leguminosas…)
5 – Tem sempre ervas frescas e aromáticas, já que tornam qualquer prato simples numa experiência gastronômica e uma festa sensorial.
6 – Utiliza o congelador para conservas curtas no tempo. O congelador preserva os alimentos mas se eles permanecem anos ou meses lá (lembra que perdem nutrientes pela temperatura extremamente fria, a qual “coze” o alimento. Por isso, quanto menos tempo, melhor. Usa para preservar coisas apenas no prazo de 3-4 semanas. Podes congelar pães, sobremesas, molhos, leguminosas, burgers vegetais… etc.
Bom apetite!