BELLISGIRL: joalharia contemporânea

BELLISGIRL

Neste cantinho do MulheresEmViagem.pt também damos a conhecer negócios, ideias e empreendedorismo entre mulheres. Isabel De Castro é a responsável artística de BELLISGIRL, uma marca que começou aquando dos tempos de estudante. Vamos ficar a conhecer melhor esta marca de Joalharia portuguesa e a sua autora.

BELLISGIRL
BELLISGIRL

“A BELLISGIRL nasceu durante o meu percurso na ESAD — Escola Superior de Artes e Design, onde estudei Joalharia. Inicialmente era um blogue multifacetado e um pouco mais pessoal, que reunia temas ligados à moda, fotografia, eventos e projetos criativos, tanto meus como de outros autores.

Com o tempo, senti necessidade de consolidar a minha linguagem artística e dar mais foco a minha arte. Foi aí que, em 2015, registei oficialmente a marca BELLISGIRL e desenvolvi o website, o início de uma nova fase mais focada na joalharia contemporânea, na arte, na minha arte diria, naquilo que pretendo mostrar”, explica Isabel De Castro.

MulheresEmViagem.pt (MEV) – E o nome do projeto? Como surgiu Bellisgirl?

Isabel De Castro – Nasceu a partir do meu próprio nome — na faculdade já me chamavam Bel ou Bellis — e quis manter essa ligação pessoal. A marca é muito autobiográfica: inspiro-me na minha própria vida, nas minhas memórias, família ou referencias pessoais. As peças funcionam quase como um mapa da minha identidade, uma forma de partilhar momentos em objetos que têm um valor emocional e simbólico.

BELLISGIRL
BELLISGIRL

MulheresEmViagem.pt (MEV) – Quais os materiais que usa?

Isabel De Castro – Na BELLISGIRL trabalho maioritariamente jóias em metal, prata, latão e bronze, mas gosto que o projeto seja orgânico e aberto a outras formas de expressão. Como é um projeto muito pessoal acabo por criar outras peças, já desenvolvi também peças de roupa e objetos que complementam as coleções e ajudam a expandir o universo da Bellisgirl.

O meu processo é muito experimental e intuitivo. Utilizo técnicas de base de joalharia, mas também recorro à impressão 3D ou a outras abordagens, dependendo da ideia e dos materiais que tenho disponíveis. Tenho o cuidado de reutilizar material ou recorrer a dead stock, por isso o processo adapta-se muito a isso.

As peças são sempre limitadas e feitas por encomenda, o que reforça o caráter exclusivo e a consciência de evitar produção desnecessária.

MulheresEmViagem.pt (MEV) – Como podemos adquirir as peças da BELLISGIRL?

Isabel De Castro – Muito fácil, através de mensagem no instagram ou no proprio website: www.bellisgirl.com

MAIS: Mulheres que marcam os nossos dias, em várias áreas e épocas.

BELLISGIRL, Isabel de Castro
BELLISGIRL, Isabel de Castro