A Barros, casa de Vinho do Porto fundada em 1913, celebra o 50º aniversário do 25 de abril com o lançamento de uma edição especial da colheita de 1974. Em parceria com a artista portuguesa Teresa Rego, a marca celebra o talento português através da criação de um packaging especial que reflete a interpretação deste marco histórico.
O packaging celebratório dos 50 anos do 25 de abril procura aliar o talento português à arte, através de uma interpretação do momento histórico por Teresa Rego. A Liberdade representada pelas mãos da artista da nova geração está presente numa ilustração que celebra abril sem barreiras ou restrições. A ilustração desenvolvida ganha vida na garrafa, no rótulo e contra-rótulo, e na caixa individual. Nela estão representados valores como a jovialidade e a vivacidade, através das cores que, juntas, dão fôlego a uma desconstrução descontraída e arrojada da data.
Teresa Rego, nome convidado pela casa centenária, é uma artista, ilustradora e designer portuguesa que cria ilustrações coloridas e ousadas. Em Portugal, concluiu o Mestrado em Arquitetura em 2014. Depois mudou-se para Londres para prosseguir a sua paixão pela ilustração, e em 2018 licenciou-se na University of Arts London, Camberwell College of Arts, com um Mestrado em Ilustração. Agora, de volta ao Porto, tem estúdio e showroom próprios na cidade. Do vasto currículo fazem parte as muitas colaborações com diversas marcas nacionais e internacionais.
Uma identidade visual que desafia e, ao mesmo tempo, vai ao encontro da identidade Barros e às comemorações de abril. Uma obra que pretende ser um contrassenso cénico: a serenidade em confronto com a força da data, um conceito que se abre à interpretação de cada um. Por fim, uma homenagem viva à coragem de um povo e à beleza da Liberdade de pensamento. E de criação.
Reconhecido a nível nacional e internacional com prémios de excelência, a colheita de 1974 resulta num vinho brilhante, de cor âmbar clara. Com um nariz rico e envolvente, dominado por opulentos aromas de ameixas secas e amêndoas, detém uma textura sedosa e delicada. Na boca, destacam-se os frutos secos e o requinte das especiarias muito bem integradas com as sugestões de madeira. É um vinho bem estruturado, elegante, com um final delicioso e persistente.
Cada garrafa desta coleção, também ela ilustrada, é uma homenagem ao estilo revolucionário que transformou Portugal e um convite a todos os que desejam apreciar e celebrar a história através de uma colheita icónica. Um tributo de Barros ao verdadeiro talento português. De edição limitada e exclusiva, é um objetivo de colecionismo ímpar.
PORTO COLHEITA 1974
Os Colheita Barros são vinhos de elevada qualidade, provenientes de uma só vindima. Se os feitos se podem resumir em grandes momentos, o talento aperfeiçoa-se ao longo do tempo. Estes vinhos resultam de colheitas excecionais e estagiam em madeira durante períodos de tempo variáveis, nunca inferiores a 7 anos, para que se tornem Vinhos do Porto de excelência e exclusividade. São sofisticados, sedosos, intensos e soberbos.
VINIFICAÇÃO E ESTÁGIO
O processo de fabrico inclui a paragem da fermentação do mosto pela adição de aguardente vínica (benefício ou aguardentação), a lotação de vinhos e o envelhecimento. A fermentação realiza-se em lagares com maceração pelicular e remontagens à temperatura de 29oC até atingir o grau Baumé desejado, adicionando-se nesta fase aguardente. Vinho de elevada qualidade proveniente de uma só colheita, estagia em madeira durante períodos de tempo variáveis, nunca inferiores a 7 anos, sendo posteriormente engarrafado mediante as solicitações de mercado.
NOTAS DE PROVA
Brilhante cor âmbar clara. Nariz rico e envolvente, dominado por opulentos aromas de ameixas secas e amêndoas. Textura sedosa e delicada. Na boca, destacam-se os frutos secos e o requinte das especiarias muito bem integradas com as sugestões de madeira. Um vinho bem estruturado, elegante, com final delicioso e persistente.
RECOMENDAÇÕES
Ligeiramente refrescado, exprime toda a finesse e sofisticação quando combinado com sobremesas à base de caramelo, frutos secos e especiarias, como fondant de caramelo com geleia de maçã e gengibre, tarte tatin, creme brulée e queijos de média intensidade. Apesar da idade, a frescura subsiste. Extraordinário marriage com um refrescante parfait de tangerina.
PRÉMIOS E DISTINÇÕES
Wine Spectator ’18 / 92 PTS
IWC ‘17 / Gold Medal
Concours Mondial de Bruxelles ‘17 / Gold Medal Mundus Vini Spring Tasting ‘17 / Gold Medal Revista de Vinhos ‘17 / 18 PTS
Wine Advocate ’16 / Mark Squires . 93 PTS Wine Enthusiast ‘16 / Roger Voss . 93 PTS Tasting Panel Mag ’16 / Andy Blue . 92 PTS Sunset International Wine Competition ‘16 Port Wine Trophy & Gold Medal
DWWA ‘16 / Gold Medal
San Francisco International Wine Competition ‘16 Gold Medal
VINHA
A vinha é disposta ao longo das encostas em patamares horizontais e mais recentemente aparecem as vinhas plantadas segundo as linhas de maior declive do terreno, designadas “Vinha ao Alto”.
SOLO
Xisto grauváquico ante-ordovício com algumas inclusões de uma formação geológica de natureza granítica envolvente.
ALTITUDE
Até aos 600 metros.
CASTAS
25% Touriga Nacional, 25% Tinta Roriz, 25% Touriga Franca, 25% Tinta Barroca.
DETALHES TÉCNICOS
TEOR ALCOÓLICO 20,00 %vol
pH 3,50
ACIDEZ TOTAL 5,00 g/dm3 AÇÚCARES REDUTORES 150,00 g/dm
ENÓLOGO: Carlos Alves