A Mexerica: um podcast para inspirar mulheres

A Mexerica

O podcast “A Mexerica”, de Andie Cruz, é “um espaço que promove o entendimento e diálogo entre as mulheres, através de debates sobre temas relevantes e de interesse feminino”. Surgiu este ano (2023), mas já vinha a ser pensado desde a pandemia da Covid19. O objectivo principal? “É fundamentalmente enaltecer as mulheres”, explicou a autora nesta entrevista ao MulheresEmViagem.pt.

A MEXERICA

“Durante a pandemia, ouvia muitos podcasts, e comecei a projetar a ideia, que felizmente, se realizou este ano. Sempre tive vontade de criar algo que aproximasse as mulheres, com conteúdo interessante e relevante. Os podcasts que mais me prendiam eram aqueles que saiam do formato normal de entrevista entre entrevistador e entrevistado, então decidi criar uma conversa entre duas pessoas, por ser mais dinâmico e também pela maior possibilidade do ouvinte se relacionar com um dos testemunhos”, diz-nos a autora de “A Mexerica”, a portuguesa Andie Cruz, que estudou turismo e está a trabalhar em moda.

A Mexerica
A Mexerica

ENTREVISTA

Mulheres em Viagem (MEV) – E o nome do podcast como surgiu?

Andie Cruz – Mexerica significa tangerina no Brasil. Eu como muitas tangerinas, e no meu último trabalho começaram a chamar-se assim.
Em Portugal, mexerico é uma fofoca, conversa, então achei que poderia ser engraçado fazer essa ligação.

MEV – Qual o objetivo /missão do podcast?

Andie Cruz – O meu objetivo é fundamentalmente enaltecer as mulheres, trazendo os seus testemunhos e histórias, para que outras pessoas se inspirem e possam sair fora das suas zonas de conforto.

MEV – Quais os temas do podcast?

Andie Cruz – Na primeira temporada, trouxe cinco temas muito relevantes para mim: moda, empreendedorismo, maternidade, viver no estrangeiro e terapias alternativas. Ainda quero aprofundar estes temas, trazer mais informação sobre viver fora, maternidade, para além de explorar outros como racismo, relações amorosas, orientação sexual, etc.

MEV – Porque sentiste necessidade de criar o podcast?

Andie Cruz – As maiores referências da minha vida são mulheres. Fui criada pela minha mãe e avó, a maioria das chefes que tive foram mulheres, tenho muitas amigas… Infelizmente sinto que apesar de o mundo estar a caminhar nessa direção, as mulheres ainda ficam em segundo plano em diversas situações tais como nos seus empregos, conquistas, étc. Porém, há muitos casos de sucesso, e foi mais isso que quis mostrar através do podcast.

MEV – Qual a importância de se dar voz e mostrar representatividade? Achas que se identificam e se sentem inspiradas?

Andie Cruz – Eu acredito que ouvimos podcasts por entretenimento, mas principalmente porque queremos descobrir mais sobre um tema e/ou porque nos identificamos com ele. A sensação de nos identificarmos com um testemunho de alguém é muito agradável, faz-nos sentir menos sozinhas em certos aspectos da nossa vida e talvez até pertencentes.
O meu objetivo é que as mulheres se sintam parte do mesmo grupo, que sintam mais empatia e proximidade entre si.

MEV – Nos temas já abordados, de que forma se consegue que as pessoas saiam da “zona de conforto”?

Andie Cruz  – Trazendo temas como o empreendedorismo, que mostra como é possível deixares carreiras de sonho, e começares o teu próprio negócio, ou falando de maternidade e de terapias alternativas, com profissionais da área que nos mostram algumas práticas tradicionais e estabelecidas podem não ser as mais benéficas para nós e para a nossa família. Os testemunhos do episódio de viver no estrangeiro também podem ser alavancas para quem sempre quis sair do país, mas nunca teve a audácia de o fazer.

Podem ouvir aqui o Podcast.

Ler mais Novidades no MulheresEmViagem.pt.

A Mexerica
A Mexerica