A Culpa Nunca é Tua: Campanha de L’ORÉAL PARIS Contra O Assédio Em Locais Públicos

NAO E CULPA TUA_1

Por ocasião da semana internacional contra o assédio na rua, L’Oréal Paris lança a campanha “A Culpa Nunca é Tua” para o seu programa de formação Stand Up contra o Assédio em Locais Públicos. Apesar de o assédio sexual em espaços públicos ser um problema mundial e comum, continuam a existir ideias erradas e é necessária uma maior consciencialização sobre a vergonha e a culpa. Fiel à sua missão, L’Oréal Paris, através desta nova campanha, tem como objetivo dar poder às mulheres e recordar-lhes o seu direito de serem quem são.

Sabia que “Para 52% das pessoas, as mulheres são culpadas pelas situações de assédio sexual em espaços públicos devido às suas atitudes, comportamento ou aparência*”.

Aceda aqui à formação e adquira as ferramentas necessárias para agir e apoiar vítimas de assédio.

De acordo com um inquérito internacional realizado por L’Oréal Paris em parceria com a Ipsos, 75% das mulheres já foram vítimas de assédio sexual num espaço público pelo menos uma vez na vida, a nível mundial. Para 52% dos inquiridos, as mulheres são por vezes culpadas de situações de assédio sexual em espaços públicos devido às suas atitudes, comportamento ou aparência (55% homens, 50% mulheres).

47% das mulheres já foram pessoalmente alvo de comentários ou piadas sexualmente sugestivos ou intrusivos sobre a sua aparência, vestuário, anatomia ou aspeto num espaço público. Para evitar este tipo de situações, 60% delas adaptam o seu vestuário ou aparência em espaços públicos.

São estas as conclusões de um novo inquérito internacional realizado pela Ipsos para L’Oréal Paris sobre o assédio sexual em espaços públicos em 2023.

Estes números mostram a necessidade crucial de mudar a mentalidade sobre o tema. Porque, apesar da prevalência mundial desta questão, continuam a existir ideias erradas. Por vezes, as mulheres acabam por se culpar por serem assediadas, quando, na realidade, a culpa nunca é delas.

A CULPA NÃO É TUA
A CULPA NUNCA É TUA

CAMPANHA ‘A CULPA NUNCA É TUA’: UM APELO DE L’ORÉAL PARIS PARA MUDAR A MENTALIDADE SOBRE O ASSÉDIO SEXUAL EM ESPAÇOS PÚBLICOS

Durante mais de meio século, L’Oréal Paris tem-se dedicado em quebrar as barreiras que impedem as mulheres de afirmarem a sua autoestima. L’Oréal Paris está empenhada em mudar a mente de todos, em defender um mundo inclusivo, justo e respeitoso. E é por isso que L’Oréal Paris lança a sua nova campanha “O assédio na rua nunca é culpa tua”.

“L’Oréal Paris é uma marca que sempre deu poder às mulheres, defendeu e celebrou o empoderamento das mulheres com o objetivo de criar um mundo onde estas são visíveis, poderosas e decisoras. Um estudo com grande escala mostra que 2 em cada 3 mulheres estão a mudar a sua aparência física para evitar o assédio na rua.

É por essa razão que L’Oréal Paris lançou esta nova campanha “A culpa nunca é tua”, procurando mudar a mentalidade sobre o assédio sexual. A mensagem para as mulheres é: “A culpa nunca é sua, nem das suas roupas, nem da sua maquilhagem. E toda a gente deve ser lembrada disso. Todos os dias”. Delphine Viguier-Hovasse, presidente mundial de L’Oréal Paris.

STAND UP’ REPRESENTA O TESTEMUNHO DA DEDICAÇÃO DE L’ORÉAL PARIS PARA FAZER A DIFERENÇA NO MUNDO, PELAS MULHERES

L’Oréal Paris está a apoiar as mulheres a caminharem e a construírem o seu destino, a terem a liberdade de serem femininas e feministas.

O assédio sexual em espaços públicos pode afetar significativamente a capacidade de uma mulher organizar a sua vida. Cada ato de assédio na rua tem um impacto maior do que se possa pensar. Altera o seu comportamento, põe em causa a sua confiança, baixa a sua autoestima. Fá-las evitar certos lugares, repensar a sua aparência e sentir-se inseguras ao sair sozinhas. O assédio na rua pode levar à invisibilidade da mulher na sociedade.

Porque o assédio de rua vai contra tudo o que L’Oréal Paris representa, a marca lançou a 8 de março de 2020, com a ONG internacional Right To Be, um programa global para lutar contra ele e assim apoiar todas as mulheres na sua jornada para se realizarem de acordo com as suas próprias regras e aspirações. O Stand Up against street harassment centra-se na sensibilização para o assédio de rua e na formação de pessoas com a metodologia 5D da Right To Be, para que aprendam a reagir em segurança quando sofrem ou testemunham assédio de rua.

Até à data, mais de 3,7 milhões de pessoas receberam formação com o Stand Up em 46 países, com a ambição de atingir 4,5 milhões até ao final de 2025.

A CULPA NUNCA É TUA
A CULPA NUNCA É TUA

“O assédio na rua nunca é culpa tua. Independentemente de quem somos e de onde vamos, merecemos sentir-nos seguros e confiantes. Mas porque o assédio acontece, estabelecemos uma parceria com L’Oréal Paris para garantir que as pessoas que andam por aí têm formação para as apoiar, utilizando os 5Ds de intervenção do espetador da Right To Be. Os 5Ds dão-nos cinco estratégias seguras e comprovadas que todos nós podemos fazer quando testemunhamos um assédio e que comprovadamente acabam com o assédio e reduzem o trauma da pessoa que está a ser assediada. Um mundo livre de assédio e cheio de humanidade é possível, e começa connosco.”, Emily May, Presidente e Co-fundadora da Right To Be.

Em Portugal, a campanha vai estar live no digital e em OOH (Out of Home). No digital, marcará presença no Instagram e TikTok. Já no exterior, a campanha irá percorrer o país de norte a sul, com presença em universidades como a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa e Universidade do Algarve, entre outras. Destaque ainda para a linha de metro da Alameda, em Lisboa, onde uma das carruagens será inteiramente “vestida” de laranja, incluindo uma ativação na saída do metro.

Sobre L’Oréal Paris

L’Oréal Paris é a marca de beleza número um do mundo, com produtos disponíveis em 150 países em todo o mundo. Através dos seus produtos e serviços pioneiros, L’Oréal Paris dá poder a todas as mulheres para que tomem conta das suas vidas, acreditem em si próprias, ocupem o lugar que merecem na sociedade e façam a mudança acontecer. No coração da marca está o famoso je ne sais quoi francês, uma visão fortalecedora da autoconfiança para imbuir cada mulher de um sentido de autoestima.

Sobre o Stand Up Contra o Assédio em Locais Públicos, de L’Oréal Paris

Em todo o mundo, 80% das mulheres já foram vítimas de assédio na rua e 85% das pessoas declaram que existe uma falta de formação sobre como intervir quando testemunham essa situação*. Porque o assédio na rua vai contra tudo o que L’Oréal Paris representa, a marca lançou o projeto Stand Up Contra o Assédio Em Locais Públicos, em 2020, em parceria com a Right To Be. Este programa está focado na consciencialização sobre este problema global e na formação de pessoas sobre como reagir em segurança quando o presenciam ou testemunham, com base na metodologia 5D’s criada pela Right To Be, uma ONG internacional especialista na luta contra o assédio de todas as formas. A metodologia 5D’s da Right To Be consiste em cinco ferramentas simples e eficazes para ajudar as pessoas a intervir em segurança quando testemunham ou sofrem assédio na rua. Até à data, mais de 3,7 milhões de pessoas receberam formação através da iniciativa Stand Up, em 46 países.

Sobre a Right To Be

A Right To Be é um líder global no movimento para acabar com o assédio. O que começou como um blog lançado por jovens para partilhar experiências pessoais de assédio, rapidamente se transformou numa iniciativa global. A Right To Be trabalha com as comunidades para compreender o problema, iniciar conversas públicas e desenvolver estratégias inovadoras que resultem em ambientes seguros e acolhedores para todos.

*Fonte: Inquérito internacional sobre assédio sexual em espaços públicos, realizado pela L’Oréal Paris com a IPSOS, com dados recolhidos em 20 países com mais de 20 000 participantes, entre 5 de novembro e 21 de dezembro de 2023.

Lê mais em MulheresEmViagem.pt