Qual a rotina diária para uma pele oleosa? Para um aspeto bonito, saudável e radiante da nossa pele, devemos ter alguns cuidados diários e criar uma rotina de manhã e à noite.
Rotina da manhã:
– Limpar: durante a noite a nossa pele sofre um processo de renovação, deitando cá para fora gorduras, toxinas, que devem ser retiradas antes de colocar o nosso creme habitual. No caso da pele oleosa pode utilizar um gel, ou espuma suave.
– Tonificar: depois de limpar, aplicar um tónico à base de hidrolatos bios (H. alfazema, H. Ciste ou H. Hortelã-pimenta…) ou água miscelar, para equilibrar o PH da pele e tonificar.
– Iluminar: o terceiro passo da rotina matinal deve ser colocar um sérum facial, que penetra rapidamente e em profundidade na pele. Pode sempre por optar por, na altura de verão, um antioxidante; no caso de uma pele oleosa poderia ser um sérum à base de vitamina C ou sérum com óleo de jojoba e coenzima Q10.
– Hidratar e proteger: de seguida deve colocar o seu creme habitual. No caso duma pele oleosa recomenda-se um creme de textura ligeira e rápida absorção, como o creme de cramberry, própolis e microesferas de silícica, com propriedades antioxidantes. Na altura do verão deve-se dar preferência a cremes com proteção solar, ou então colocar depois do creme protetor solar ou uma base maquilhagem com proteção.
Rotina da Noite:
– Desmaquilhar: durante a noite a pele faz o seu processo de renovação, pelo que é de extrema importância limpar em profundidade a nossa pele, retirando a maquilhagem, impurezas, gordura, poluição… para que esta possa absorver e aproveitar ao máximo as propriedades do creme, assim como permitir a oxigenação. O ideal são os leites de limpeza.
– Limpar: para retirar algum resíduo de maquilhagem e assegurar a limpeza em profundidade, devemos utilizar um gel o espuma de limpeza suave depois de desmaquilhar, garantindo assim que a nossa pele está pronta para o seguinte passo.
– Tonificar: este passo é muito importante na nossa rotina diária, pois hidratar, suaviza e prepara a pele para o seguinte passo. Podem ser utilizados tónicos à base de Hidrolatos de plantas bio (H. alfazema, H. Ciste, H. Hostelã-pimenta…).
– Sérum: de textura leve, fácil aplicação e de absorção rápida, contém princípios ativos em altas concentrações e potencializados em sua ação, torna-os muito eficazes. Existem vários tipos, hidratantes (Ex: ácido hialurónico), Clareadores (Ex: ácido kójico, extrato de alteia) e antienvelhecimento (Ex: colágeno). Também existem os séruns que têm como base óleos vegetais de primeira pressão a frio e óleos essenciais, com grandes resultados. No caso da pele oleosa, o de jojoba e grainha de uva com óleos essenciais como gerânio, Bois de hôs são uma ótima opção.
– Nutrir e Proteger: depois do sérum deverá aplicar o creme adequado ao seu tipo de pele e que proporcione os nutrientes necessários para nutrir em profundidade as células da pele do rosto. Neste caso, são ideais os cremes que contêm elastina, colágeno, ómegas e vitaminas. Normalmente os cremes de noite são mais densos e nutritivos.
Rotina Semanal:
Para ajudarmos a nossa pele a ter um aspeto saudável, jovem e com brilho devemos uma vez por semana fazer esfoliação, para retirar as células mortas em excesso e ajudar na estimulação do colagénio. Existem os esfoliantes mecânicos (normalmente contêm partículas de sementes trituradas) ou os enzimáticos indicados para peles sensíveis.
Também deve aplicar, uma vez por semana, uma máscara facial dada que possua fórmulas concentradas de ativos que recuperam a vitalidade do rosto e trazem vários benefícios, como hidratação, ação antienvelhecimento, detox, aumento da luminosidade e até mesmo deixam os poros menos aparentes. As máscaras hidratantes são ótimas para a pele seca. As máscaras de limpeza para pele oleosa e com colagénio são apreciadas pelas mulheres com pele madura.