Marie Curie foi uma cientista polaca e a primeira mulher a receber um prémio Nobel!
Nasceu em Varsóvia (Polónia), em 1867, com o nome de Manya Sklodowska. Aos 24 anos mudou-se para Paris para estudar na célebre universidade de Sorbonne, licenciando-se em Física e Matemática, com distinção.
Mais tarde, tornar-se-ia na primeira mulher a lecionar na Sobornne e em França. Paris, foi onde mudou o seu nome para Marie Curie e onde também mudaria o mundo.
O seu primeiro Nobel (de Física) foi em conjunto com o seu marido, Pierre Curie, em 1903, e em 1911 voltou a ser galardoada, desta vez com o Nobel da Química, tornando-se na primeira pessoa a receber duas vezes tal condecoração, tal como a primeira mulher a ganhar um Nobel.
O seu notável trabalho teve como tema central a radioatividade tendo descoberto dois novos elementos: o polónio e o rádio.
Esta revelação trouxe avanços incríveis na radioterapia, uma ferramenta imprescindível nos tratamentos oncológicos.
Foi também graças às suas descobertas que surgiu o Raio-X. Curie chegou a criar uma máquina de Raio-X portátil para prestar auxilio durante a Primeira Guerra Mundial.
Curie acabaria por falecer em 1934, em França, uma consequência do seu trabalho, pois os seus órgãos estavam deteriorados devido à contínua exposição à radioatividade, sem proteção alguma.