Assumo, sou viciada em documentários. A forma como os assuntos são tratados, como se debruçam sobre um tema, até (quase) ao limite, ouvindo várias partes, indo ao centro da questão! É a vida tal como ela é! E as pessoas apresentam-se tal como são. Talvez por isso os documentários exerçam um fascínio tão grande sobre mim! Vocês gostam?
Os documentários que escolhi, para fazerem parte desta lista – que vai aumentando com o tempo, à medida que eu for vendo mais documentários incríveis – são daqueles documentários que me fizeram olhar para algo ou alguém de forma diferente. Ou seja, que me fizeram olhar para vida de outra maneira e que, de certa forma, mudaram a minha vida. Partilho contigo estes – e também algumas palestras TedX no final – e podes deixar as tuas sugestões de outros nos comentários do texto. Eu agradeço!
1 – TAKE A LOOK AT THIS HEART
A Catarina Oliveira – do Espécie Rara Sobre Rodas – que fez parte das Conversas do Mulheres em Viagem sugeriu este documentário há pouco tempo e achei que tinha mesmo de estar aqui. Como é que nós vemos a sexualidade (e o amor!) das pessoas com deficiência? Eu respondo: normalmente com bastantes ideias-feitas e até com algum preconceito. Por isso, é tão importante ver este documentário. Muito bom!
2 – Minimalismo: o documentário sobre as coisas importantes
O documentário sobre o Minimalismo: o documentário sobre as coisas importantes é muito interessante e já o vi e revi umas quantas vezes. Aliás, incentivo-vos a fazerem este exercício… sempre que forem para comprar algo que não necessitem (a não ser que precisem para viver, como comida) vão ver este documentário e vão perceber como somos impelidos, no dia a dia, e a cada minuto, para o consumismo. Este é um daqueles documentários que verdadeiramente mudou a minha vida. Não me considero minimalista, mas certamente trouxe-me uma ideia bem diferente de tudo aquilo que consumo e de como sou influenciada para consumir.
3 – Mente Minimalista
E também sugiro abaixo um outro documentário Mente Minimalista, que encontrei no YouTube, de Gianini Ferreira, achei tão interessante as várias vertentes desta “filosofia” de vida que acabei por convidar duas mulheres para serem minhas convidadas nas Conversas do Mulheres em Viagem e que aplicam nas suas vidas aqueles princípios: a Marila Ribeiro e a Paula Matias.
4 – O Heal – O Poder da Mente
Este documentário está na Netflix e tem gerado controvérsia. Há quem diga que documenta muito bem as ideias de diferentes pessoas, algumas até antagónicas, outros dizem que existem crueldade “disfarçada” de auto-ajuda. Em qualquer um dos casos, penso que está bem conseguido – seja para concordarmos com o que lá é dito ou para discordarmos! – e põe-nos a pensar em todos os cenários. Só por nos pôr a pensar já é um bom sinal!
5 – Guia Headspacce para a Meditação
Para quem está sempre a procurar vídeos para conseguir meditar, acho este documentário um win-win, entre a explicação e como o podemos fazer. Está muito bem feito e foi dos poucos ensinamentos sobre meditação que vi do principio ao fim. Gostei muito!
6 – Brené Brown e a Vulnerabilidade
Na Netflix tem um outro documentário que, além de ter visto várias vezes, tirei apontamentos. E poucos são os documentários que páro, puxo atrás e vou escrever o que me marcou. Assim, os temas que Brené Brown toca são sempre muito interessantes, como coragem, empatia e vulnerabilidade… e não há melhor forma de viver empaticamente, colocando-nos no lugar do outro. “Vulnerabilidade é o berço da inovação, criatividade e mudança”, diz esta investigadora do comportamento humano.
7 – Revela-te e revolta-te
Outro documentário que encontram na Netflix: como… mas como é que um curso de dança do varão pode mudar tanto a vida de tantas mulheres? Como lhes pode dar confiança, empoderamento e até ajudar a passar momentos traumatizantes da sua vida. Há fraternidade, sororidade e um mundo que eu desconhecia. Parabéns a todas as mulheres que fizeram parte deste documentário.
PALESTRAS TEDX QUE MUDARAM A MINHA VIDA
1 – Milla Monteiro e “Qual é a sua mochila”? O que colocas na tua “mochila” da vida que se torna insuportável de carregar? Já perdi a conta as vezes que vi esta palestra.
2 – Um novo olhar sobre a pessoa negra; novas narrativas importam | Gabi Oliveira (formada em Comunicação Social). O Depretas por Gabi Oliveira, criado em agosto de 2015, é um canal no Youtube para conversar sobre estética negra e relações étnico- raciais, com empatia e bom humor.