Dia 8 de março: leituras e sugestões da semana

Noticias da Semana
Todas as semanas, o Mulheres em Viagem reúne notícias relacionadas com os temas que abordámos aqui. Tudo relacionado com o universo feminino, para leituras e discussão aberta, durante a semana.
 
Na televisão
– Dia 8 de Março:  Filme “Mulheres do meu país” de Raquel Freire chega à RTP em formato minissérie. O filme “Mulheres do meu país”, da realizadora Raquel Freire, deu origem a uma minissérie documental, que se vai estrear-se na RTP a 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Sabe mais aqui.
 
Reportagem
– O jornalista Ricardo J. Rodrigues, a viver no Luxemburgo. escreveu a reportagem “As mulheres que o paraíso maltrata”: “São vítimas de violência doméstica, trabalhos forçados, exploração sexual. Denunciaram os abusos que sofreram às autoridades, mas sentiram que o sistema luxemburguês as abandonou. Os números do tráfico humano estão a crescer com a pandemia e a ONU condenou recentemente o país por não proteger devidamente as vítimas. Estas são histórias que não deveríamos ter de contar”. Lê mais aqui.

Igualdade de Género

– Marcelo Rebelo de Sousa tem mais de 60% de mulheres na equipa no segundo mandato. “Sem contar com o secretariado e com a equipa de imagem, a partir de 09 de março, passará a haver 21 mulheres e 12 homens na Casa Civil – que deixará de ter assessores e terá apenas consultores – e três mulheres e quatro homens na Casa Militar, incluindo os chefes das duas casas”. Lê mais aqui.

Desporto

– Patrícia Mamona venceu a medalha de ouro na Polónia

“Patrícia Mamona venceu a terceira medalha de ouro para Portugal nos Europeus de atletismo em pista coberta, em Torun, na Polónia. Depois de Auriol Dongmo (lançamento do peso feminino) e Pedro Pablo Pichardo (triplo salto masculino), a atleta do Sporting, 32 anos, venceu a competição do triplo salto feminino e com novo recorde pessoal e nacional em pista coberta”. Lê mais aqui.

Mulheres lá fora: 

“O tribunal islâmico do Hamas anunciou esta quarta-feira que vai alterar o recente decreto que proíbe as deslocações na Faixa de Gaza a mulheres solteiras e homens menores sem autorização prévia de um tutor, após críticas a esta decisão”. Lê mais aqui.