Mulheres à Obra, por Camila Rodrigues

Camila Rodrigues

Nas “Conversas do Confinamento”*, a importância e o poder da cooperação entre mulheres empreendedoras chegou na voz de Camila Rodrigues**, uma das fundadoras do projeto Mulheres à Obra.

*O que são as “Conversas do Confinamento”? Perante um novo confinamento geral, em Portugal, iniciado a 15 de janeiro de 2021, decidi começar uma série de entrevistas, de forma a dar a conhecer o trabalho de muitas mulheres, em várias áreas, mas sobretudo no trabalho em prol do outro, na saúde, sexualidade, no desenvolvimento pessoal, no auto-conhecimento e nas viagens, claro!

Entrevistas que trouxessem conhecimento e inspiração, durante todo o confinamento.

Essas entrevistas foram o primeiro passo para criar o site Mulheres em Viagem, que é um site irmão do Viaje Comigo.

Mulheres em Viagem… porque a vida é uma viagem!

E quem sou eu? Sou a Susana Ribeiro, jornalista, comunicadora, viajante e fundadora do site de viagens Viaje Comigo e do Mulheres em Viagem. E a entrevistadora das “Conversas do Confinamento”.

Sejam bem-vind@s ao Mulheres em Viagem.pt – uma Comunidade de e para Mulheres Extraordinárias… como Tu!

**Quem é Camila Rodrigues?

Fundadora e administradora das Mulheres à Obra, juntamente com Carla Lopes, acredita no poder da cooperação entre mulheres empreendedoras.

Licenciada em sociologia e doutorada em ciência política pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais.

Facebook

Conferência

No final de março de 2017, uma conversa informal entre desconhecidas no Facebook deu origem ao «Mães à Obra», um grupo criado com o objetivo de congregar mulheres que procuravam desenvolver os seus próprios projetos numa lógica de conciliação família-trabalho. Rapidamente o grupo cresceu, impulsionado pela sua vitalidade e dinâmica internas, e o âmbito foi alargado no sentido de abarcar todas as mulheres, mães ou não.
O «Mulheres à Obra» rapidamente se afirmou enquanto plataforma de partilha e cooperação entre mulheres que, por necessidade ou opção, procuram alternativas profissionais para além da tradicional lógica do trabalho assalariado. Sendo aberto a todas aquelas que solicitam adesão, o grupo veio a congregar uma enorme variedade de mulheres em diferentes situações e com diversas competências. Longe da habitual retórica do empreendedorismo sensacionalista, inspirado em histórias de fortunas fabulosas e sucessos desmedidos, o «Mulheres à Obra» constituiu-se enquanto um grupo de mulheres reais para mulheres reais, de todas as idades e condições, com os seus sucessos e fracassos, com micro negócios ou grandes projetos, com ambições que podem passar por fazer aquilo de que se gosta, com sustentabilidade financeira, tendo autonomia e tempo para si próprias e para os seus.
O Portal Mulheres à Obra surge na sequência lógica do grupo «Mulheres à Obra». A partir das necessidades que foram sendo diagnosticadas no decurso do debate gerado diariamente pelo grupo, impôs-se a necessidade de criar uma plataforma com os recursos essenciais para a mulher empreendedora, apresentados de forma sistematizada, permitindo, assim, o fácil acesso por parte de quem deles tem necessidade. É uma plataforma aberta a toda a comunidade empreendedora, que dela pode usufruir e é convidada a produzir os seus próprios conteúdos. Temos ainda um programa de afiliação onde estarão incluídos serviços e produtos relevantes para tem, ou deseja constituir, um negócio. Dispomos também de uma oferta formativa variada em regime presencial e online.
Devido ao crescimento em quantidade e qualidade do grupo, foi também criada esta página dedicada exclusivamente às ações e eventos promovidos pelas Mulheres à Obra.
Convidamos todas as mulheres que se identifiquem com o nosso projeto a subscrevem a nossa newsletter em www.mulheresaobra.pt